Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15104
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação da aprendizagem contexto de uma escola do campo
metadata.dc.creator: Souza, Luciano Antônio de
metadata.dc.contributor.advisor1: Barros, Emília Cristina Ferreira de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo refletir sobre as questões da avaliação da aprendizagem na perspectiva de três professoras dos anos iniciais do ensino fundamental I, em uma escola pública situada em uma colônia de pescadores na cidade de João Pessoa-PB. A pesquisa de cunho qualitativo e exploratório teve como recurso metodológico a aplicação de questionários com essas professoras visando, a partir de suas respostas, conhecer seus posicionamentos acerca do tema Avaliação da Aprendizagem no contexto de uma escola do campo. Os resultados analisados apontam que essas professoras estão em sua totalidade avaliando seus educandos de forma processual. Esta pesquisa é de caráter qualitativo exploratório e tem como principais referenciais teóricos autores como Perrenoud (1999), Luckesi (2002) e Hoffmann (2002). Concluímos que o maior desafio da avaliação da aprendizagem é o investimento no processo, com atitudes diferenciadas e o respeito às especificidades de cada aluno. Repensar a prática pedagógica em sala de aula é ter consciência de que, como professores, somos de ser um dos principais responsáveis pelas mudanças necessárias para superar os desafios do ensino e da aprendizagem.
Abstract: This course completion research aims to reflect on subjects of the learning evaluation, from the perspective of three primary school teachers of a public school located in a fishermen's colony in the city of João Pessoa-PB. The qualitative and exploratory research had as a methodological resource the application of questionnaires with these teachers aiming, from their answers, to know their positions about the theme Learning Assessment in the context of a Country School Results indicates that all teachers are evaluating learners in a process way. This is a qualitative exploratory research based on theoretical references authors such as Perrnoud (1999), Luckesi (2002) and Hoffmann (2002). We conclude that the greatest challenges of learning evaluation is the process investment, with differentiated attitudes and the respect for the singularity of each student. Rethink the pedagogical practice in the classroom is to be conscious, as a teacher, to be one of the main responsible by the changes needed to overcome the challenges of teaching and learning
Keywords: Escola do campo
Avaliação da aprendizagem
Educação do campo
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15104
Issue Date: May-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAS240592019.pdf716,76 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons