Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15105
metadata.dc.type: TCC
Title: Formação docente: reflexões teóricas e metodológicas sobre estágio supervisionado na pedagogia do campo
metadata.dc.creator: Dias, Luciene Félix
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima , Francisca Alexandre de
metadata.dc.description.resumo: No trabalho de Conclusão de curso intitulado “A formação docente: reflexões teóricas e metodológicas sobre Estágio Supervisionado na Pedagogia do Campo”, faz-se uma reflexão sobre as atividades vivenciadas no período de Estágio Supervisionado, momento essencial na formação docente, possibilita discussão, pesquisa, estudo, avaliação de teorias e conceitos formulados e estudados em todos os campos de conhecimento. Neste estudo objetivou-se: Este trabalho reportou-se as minhas vivências como estagiária no percurso da formação em Pedagogia com área de aprofundamento em educação do campo, tendo como objeto de estudo as reflexões sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos da EJA, identificadas durante a realização de cinco estágios supervisionados: I (Estágio inicial), II (Português), III (Matemática),IV (Ciências, História e Geografia) e V (Gestão) a fim de refletir sobre a relevância do Estágio na formação docente e discutir propostas didático-pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem no contexto do estágio da Pedagogia do Campo. Para construção de dados fez-se uma sistematização dos relatórios de estágios, identificando as dificuldades dos alunos de EJA, apresentadas nos Componentes curriculares correspondentes a cinco estágios supervisionados e releitura do diário de campo, onde constam registros das atividades vivenciadas. Os resultados do estudo apontam um estágio denso, necessitado de acompanhamento mais “de perto” por parte da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professores supervisores de estágio nas escolas conveniadas. O estágio possibilitou troca de experiências e elementos fundamentais ao fazer pedagógico.
Abstract: In the course Conclusion work titled "Teacher training: theoretical and methodological reflections on Supervised Internship in Pedagogy of the Field", it is made a reflection on the activities experienced in the period of Supervised Internship, an essential moment in the teacher formation, it allows discussion, research , study, evaluation of theories and concepts formulated and studied in all fields of knowledge. The objective of this study was: This work reports my experiences as a trainee in the course of Pedagogy training with an area of deepening in the field education, having as object of study the reflections on the learning difficulties of the students of the EJA, identified during (I) (Stage I), II (Portuguese), III (Mathematics), IV (Science, History and Geography) and V (Management) in order to reflect on the relevance of the Internship in teacher training and to discuss didactic-pedagogical proposals in the teaching and learning process in the context of Pedagogic do Campo. In order to construct data, a systematization of the trainees' reports was carried out, identifying the difficulties of the EJA students, presented in the curricular components corresponding to five supervised stages and re-reading the field diary, where records of the activities are recorded. The results of the study point to a dense stage, requiring more close follow-up by the Federal University of Paraíba (UFPB) and supervising teachers of internships in the schools. The internship made possible the exchange of experiences and fundamental elements when doing pedagogical work.
Keywords: Pedagogia do campo
Estágio supervisionado
Educação do campo
Formação docente
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15105
Issue Date: 16-Jun-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LFD24052019.pdf1,31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons