Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15108
metadata.dc.type: TCC
Title: Gênero e sexualidade na percepção de professores/as de escolas do campo
metadata.dc.creator: Morais, Leonilson Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Jeane Félix da
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo objetiva-se: a) conhecer as percepções de professores e professoras atuantes de uma escola do campo sobre as questões de gênero e sexualidade; b) mapear se e como as temáticas de gênero e sexualidade aparecem em suas experiências pedagógicas; c) analisar como gênero e sexualidade são compreendidas pelos docentes de uma escola do campo. O estudo traz em seu desenvolvimento questões relacionadas a Educação do Campo, seu histórico de lutas e conquistas, bem como a formação para os/as educadores/as do campo, além de questões abordando as temáticas de gênero e sexualidade voltadas para uma discussão em salas de aula de escolas do campo. A mesma caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e exploratória, onde a coleta de dados foi realizada em duas etapas, a primeira por meio da aplicação de um questionário semi-estruturado e a segunda por meio de entrevista, com os docentes de uma escola do campo localizada na cidade de Mari - PB. Os resultados da pesquisa mostram que é possível pensarmos no longo caminho que precisamos percorrer para que a escola possa abordar questões de gênero, sexualidade e diversidade em geral. Ao final, concluise que para alguns/algumas docentes, os conceitos aqui estudados são fortemente inibidos pelos conhecimentos religiosos, para outros, é de extrema necessidade para responder as inquietações dos e das estudantes.
Abstract: The present research aims to: a) to know the perceptions of the teachers working in a rural school about gender and sexuality issues;b) To map whether and how the themes of gender and sexuality appear in their pedagogical experiences;c) analyze how gender and sexuality are understood by teachers of a rural school. The research brings in its development questions related to Rural Education, its history of struggles and achievements, as well as training for rural educators, as well as issues addressing gender and sexuality issues for discussion in the rural school classrooms. The results of the research show that it is possible to think on the long path that we need to go through so that the school can address issues of gender, sexuality and diversity in general. The same is characterized as a qualitative and exploratory research, where data collection was performed in two stages, the first through the application of a semistructured questionnaire and the second through interview, with the professors of a school in the rural located in the city of Mari-PB. In brief, for some teachers, the concepts studied here are strongly inhibitable by religious knowledge, for others, it is extremely necessary to answer the concerns of the students.
Keywords: Escolas do campo
Gênero
Sexualidade
Formação docente
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15108
Issue Date: 9-Mar-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSM23052019.pdf1,33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons