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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15109
Tipo: TCC
Título: A residência pedagógica como política pública para a formação de professores no Curso de Pedagogia com área de aprofundamento na Educação do Campo: aproximação entre teoria e prática
Autor(es): Clementino, Valeska Ferreira Lima Clementino
Primeiro Orientador: Costa, Ricardo de Carvalho
Resumo: Este trabalho tem como foco a abordagem da aproximação entre teoria e prática no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) no processo de formação de professores com área de aprofundamento na área de Educação do Campo, ofertado pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. O Estudo traz como objetivo geral identificar como o Programa Residência Pedagógica tem contribuído na formação de professores na educação do campo numa perspectiva de aproximação entre teoria e prática. Para contribuir com a construção deste trabalho, a divisão ocorreu em duas etapas: a primeira teve a finalidade de situar a produção e as implicações do seu tema, baseado em Arroyo (2007), Alencar (2010), Caldart (2009) que contribuem para a discussão da educação do campo, Freire (2016) que é uma referência teórica indispensável no curso de pedagogia, que discute a educação do campo, Saviani (1996), Molina e Jesus (2004), Libâneo (2003) que colaboram no âmbito de formação de professores, Silva e Cruz (2018) que discutem a residência pedagógica atual e os seus projetos em situações especificas, Minayo (1994) consulta indispensável para a metodologia escolhida, além de documentos que permeiam a educação no Brasil; e na segunda etapa realizou-se uma pesquisa empírica com os sujeitos, residentes do programa. Após a realização das entrevistas com os residentes, ocorreu a transcrição das entrevistas para leitura e releitura do material, para posteriormente a organização dos dados de acordo com as categorias possibilitadas. Os resultados do trabalho apontam para uma experiência significativa nos aspectos técnicos, mas que repete as inquietações vivenciadas nos estágios, porque não potencializa a discussão das especificidades, advindas das comunidades nas quais as escolas participantes no programa estão inseridas. Portanto, por consequência do que foi apontado neste estudo, é essencialmente importante refletir sobre a necessidade constante de discutir a experiências vivenciadas pelos residentes para a construção de uma educação dialógica e que assegure os direitos de valorização da identidade das comunidades do campo.
Abstract: This work focuses on the approach of the theory and practice approach in the Pedagogical Residence Program (PRP) in the process of teacher training with a deepening area in the Field Education area offered by the Federal University of Paraíba (UFPB). The objective of the Study is to identify how the Pedagogical Residence Program has contributed to the training of teachers in the education of the field in a perspective of approaching theory and practice. In order to contribute to the construction of this work, the division took place in two stages: the first was to locate the production and the implications of its theme, based on Arroyo (2007), Alencar (2010) and Caldart (2009). the discussion of rural education, Freire (2016), which is an indispensable theoretical reference in the course of pedagogy, which discusses the field education, Saviani (1996), Molina and Jesus (2004), Libâneo (2003) collaborating in the field of teacher training, Silva and Cruz (2018) discussing the current pedagogical residency and its projects in specific situations, Minayo (1994), an indispensable consultation for the methodology chosen, as well as documents that permeate education in Brazil; and in the second stage an empirical research was carried out with the subjects, residents of the program. After the interviews with the residents, the interviews were transcribed for reading and re-reading the material, and later the organization of the data according to the categories allowed. The results of the study point to a significant experience in the technical aspects, but it repeats the anxieties experienced in the stages, because it does not potentiate the discussion of the specificities, coming from the communities in which the schools participating in the program are inserted. Therefore, as a consequence of what was pointed out in this study, it is essentially important to reflect on the constant need to discuss the experiences lived by the residents for the construction of a dialogical education and that assures the rights of valorization of the identity of the communities of the field.
Palavras-chave: Educação do campo
Formação docente
Residência pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15109
Data do documento: 9-Mai-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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