Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15115
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação do campo e suas experiências: um estudo sobre o município de Pitimbu – PB no primeiro semestre de 2019
metadata.dc.creator: Silva, Roberta Barros da
metadata.dc.contributor.advisor1: Rebuá, Carlos Eduardo Zaleski
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa trata de uma vertente da área educacional, a Educação do Campo. Apresento a modalidade educacional segundo os documentos oficiais que regem a educação no Brasil, bem como as definições do que é Educação no e do Campo, por teóricos que são engajados na luta por uma educação igualitária. A pesquisa se passa em três escolas da área rural, que corresponde a 25% das escolas do campo do Município de Pitimbu, litoral Sul da Paraíba, com a proposta de discutir, como as escolas do campo da cidade de Pitimbu vivenciam a Educação do Campo, buscando analisar as percepções pedagógicas das escolas do campo do ensino fundamental, a partir dos Projetos Políticos Pedagógicos -PPP e das falas dos participantes da pesquisa. Esse estudo ocorreu por meio de mapeamento de experiências pedagógicas de estudantes e professores, através de questionários com questões abertas e fechadas, além da investigação dos Projetos Políticos Pedagógicos – PPP. Com o material coletado e os PPP's se deu a avaliação das propostas curriculares de cada escola. Chegando a concepção que as escolas do campo no Município de Pitimbu apresentam uma fragilidade sobre o que é Educação no e do Campo, e seus princípios educacionais. Por sua vez, desenvolvem propostas pedagógicas que, contribuem para o processo de negação da identidade camponesa nos educandos. O corpus teórico do trabalho se vale das contribuições de CALDART (2002), (2012), OLIVEIRA E CAMPOS (2012), MOLINA (2014), de BOGO (2010) BONETI (2007), dentre outros.
Abstract: This research deals with an aspect of the educational area, the Field Education. I present the educational modality according to the official documents that guide the education in Brazil, as well as the definitions of Education in and of the Field by theoreticians that are engaged in the fights for equality in education. The research takes place in three schools of the rural area, which corresponds to 25% of the Field Schools of the city of Pitimbu, South Coast of Paraíba, and it aims to discuss how the Field Schools in the city of Pitimbu experience the Field Education, seeking to analyse the pedagogical perceptions of the Field Schools, which offer the elementary education, through the Pedagogical Political Projects – PPP , and the speeches of the participants of the research. This research occurred through the mapping of the pedagogical experiences of the students and teachers, by questionnaire with opened and closed questions, and, in addition to it, there were examinations of the Pedagogical Political Projects – PPP. With the materials collected and the PPPs, there were the analysis of the curricular proposals of each institution. We come to a conception that the Field Schools in the city of Pitimbu present a fragility concerning the concept of Education in and of the Field, and its educational principles. In contrast, the schools develop pedagogical proposals that contribute to a process of negation of the peasant identity of the students. The theorical corpus of this research relies on the contributions of CALDART (2002), (2012), OLIVEIRA E CAMPOS (2012), MOLINA (2014), BOGO (2010), BONETI (2017), and others.
Keywords: Educação do campo
Experiências pedagógicas
Pitimbu-PB
Educação - Brasil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15115
Issue Date: 13-May-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RBS27052019.pdf2,4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons