Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15118
metadata.dc.type: TCC
Title: Praticas pedagógicas desenvolvidas por professores da educação de jovens e adultos
metadata.dc.creator: Ferreira , Mônica Santos de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Rebua, Carlos Eduardo Zaleski
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Para alcançar o objetivo proposto, o trabalho foi composto por quatro capítulos: o primeiro capitulo é uma contextualização sobre o tema sugerido, partindo dos autores e com base nos estudos de Batista (2011), Feijó (2014), Freire (1987,1996), Moacir (2011), dentre outros. O segundo capítulo compreende uma caracterização do campo de pesquisa realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares, localizada no Bairro de Mangabeira IV. O terceiro capítulo envolve o percurso metodológico, um estudo exploratório e de campo durante as disciplinas de estágio, II, III, IV E V, nesta instituição de ensino. O quarto capítulo apresenta as análises de dados e o uso da entrevista, dividida na escola em dois momentos: a) observações dos professores e alunos em sala de aula, enfatizando suas atuações; b) questionário para os professores e outro para os alunos, manejando temas como dificuldades, contribuições, conquistas e metodologias desenvolvidas em sala. Analisando os relatos dos alunos e professores compreendemos que as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores da EJA têm que ser organizadas e adaptadas partindo dos conhecimentos de vida de seus alunos, realizando um meio de participação, reflexão, desenvolvimento, conquistas e contribuindo para processos pedagógicos mais livres, democráticos.
Abstract: The present research had as main objective to analyze the pedagogical practices developed by teachers of the YAE(Youth and Adult Education). In order to reach the proposed objective, the work was composed of four chapters: The first chapter is a contextualization on the theme suggested, starting from the authors and based on the studies of Batista (2011), Feijó (2014), Freire (1987, 1996), Moacir (2011), among others. The second chapter comprises a characterization of the field of research carried out at the Municipal School of Elementary Education Zumbi of the Palmares, located in the Mangabeira IV. The third chapter involves the methodological course, an exploratory and field study during the internship disciplines, II, III, IV E V, in this educational institution. The fourth chapter presents the analysis of data and the use of the interview, divided in the school in two moments: a) observations of teachers and students in the classroom, emphasizing their actions; b) questionnaire for teachers and another for students, handling topics such as difficulties, contributions, achievements and methodologies developed in the classroom. Analyzing the reports of the students and teachers we understand that the pedagogical practices developed by teachers of the YAE have to be organized and adapted from the life skills of their students, realizing a means of participation, reflection, development, achievements and contributing to more free and democratic pedagogical processes.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Praticas pedagógicas
Educação do campo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15118
Issue Date: May-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSLF22072019.pdf759,5 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons