Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15121
metadata.dc.type: TCC
Title: A música como recurso pedagógico na educação do campo
metadata.dc.creator: Dias, Matheus Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Ricardo Carvalho
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tratou do estudo sobre “A Música como recurso pedagógico na Educação do campo”. E ela discutiu sobre como a música vem sendo trabalhada dentro da escola, a sua importância no dia a dia da criança para um melhor desenvolvimento em diversas áreas, a facilidade que proporciona para um melhor ensino e aprendizagem e a análise de como o educador vem trabalhando a música dentro da sala de aula. O objetivo geral foi avaliar a importância da música na percepção dos professores das anos iniciais no processo de ensino/aprendizagem na educação do campo. E os objetivos mais específicos foram identificar as práticas pedagógicas adotadas pelos professores que se relacionam com o uso da música; levantar as percepções dos professores sobre a importância da música na formação dos alunos e analisar a compreensão dos professores a respeito de como eles enxergam a relação de educação do campo com a música, enquanto músicas locais ou regionais. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, baseada na análise de entrevistas realizadas com cinco professores de um Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental I. Assim análisamos a análise das entrevistas, pode-se observar que alguns professores usam um método de trabalho criativo e renovador, mas outros ainda estão com uma metodologia ultrapassada de tudo pronto, sem evolução. Como justificativa, a pesquisa visa despertar nas crianças, através da música, o apego á prática musical e consequentemente o seu melhor desempenho na escola, passando a enxergá-la não só como um espaço prazeroso, mas também que possibilita situações de produção de conhecimento. Sendo assim, considero necessária esta pesquisa, pois a Educação do Campo e a música, neste sentido, pode incentivar a valorização da cultura popular. Ou seja, Para que a aprendizagem seja de fato significativa é fundamental que sua prática se estenda para além da sala de aula. Conclui-se que a Música é trabalhada na escola investigada, pois faz parte da etapa da vida da criança, mas esse trabalho pode e deve ser melhorado e explorado, pois alguns professores exploram bem essa área, mas outros mas não evidenciam o campo e não apresentam o valor que o campo carrega.
Abstract: Music is a language so rich in all aspects, it awakens liberation in the life of the human being, in freedom of expression, communication and socialization. In the field education, music has the strong role of favoring discoveries and enabling experiences in learning, Providing ease in the development and education process. This research dealt with the study on music as A pedagogical resource in field education, of how music has been worked within the school, its importance in the day to day of the child for a better development in several areas, The ease it provides for better teaching and learning and the analysis of how the educator has been working music within the classroom. In general, I aimed to evaluate the importance of music in the teachers ' perception of the initial grades in the teaching/learning process in the field education. Thus, I sought to identify the pedagogical practices adopted by teachers that relate to the use of music; To raise the perceptions of teachers about the importance of music in the formation of students; Analyze the understanding of teachers about how they see the relationship of education of the field with music, while local or regional music. The research methodology was based on the qualitative data analysis of questionnaires conducted by five teachers from municipal schools of early childhood education and fundamental I. With the analysis of the interview, it can be observed that some teachers use a method of creative and renewing work, But others are still with an outdated methodology of everything ready, without evolution. It is concluded that the music is worked in the school, because it is part of the stage of the child's life, But this work can and should be improved and explored, because some teachers exploit this area well, But others do not evidence the field and do not display the value that the field carries.
Keywords: Educação do campo
Música - educação
Ensino - música
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15121
Issue Date: 13-May-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFD24052019.pdf668,37 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons