Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15124
metadata.dc.type: TCC
Title: Leitura como prática pedagógica na educação do campo
metadata.dc.creator: Sula, Maria Iva Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Afonso, Maria Aparecida Valentim
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar as práticas de leitura realizadas pela docente em uma sala multisseriada, do segundo ao quinto ano, em uma escola do campo, no município de Serra Grande/PB, buscando desenvolvimento das ações pedagógicas e a aprendizagem das crianças no eixo leitura. Diante disso, também tem como objetivos específicos, identificar procedimentos e estratégias de leitura realizadas na sala de aula; discutir as práticas de leitura identificadas; refletir sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos em relação a aprendizagem do eixo leitura; e, por último, compreender as práticas de leitura realizadas pela docente. Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, valendo-se da pesquisa de campo realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Jose Rodrigues do Nascimento”, no período de dois meses: fevereiro e março de 2019. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação em sala de aula e a entrevista semiestruturada com a docente da turma. Podemos concluir que ler não é apenas um hábito mecânico de decodificação de letras e palavras; ler é uma atividade complexa que oportuniza a descoberta e a redescoberta do mundo, por meio da compreensão e ressignificação dos textos. Portanto, ler também é transmitir emoção e prazer. Para que a criança alcance este nível de descoberta e prazer, é necessário que a escola e os professores estejam comprometidos com essa prática, utilizando muitos textos e estratégias que possibilitem vivências lúdicas com a leitura para que os alunos sejam leitores de uma vida toda.
Abstract: This dissertation aims to analyze the reading practices carried out by the teacher in a multi- series classroom, from the second to fifth year, in a rural school, in the county of Serra Grande / PB, seeking to develop pedagogical actions and the reading axis. In view of this, it also has the specific objectives of identifying procedures and reading strategies carried out in the classroom; discuss the identified reading practices; reflect on the difficulties presented by the students in relation to reading axis learning; and, finally, to understand the reading practices carried out by the teacher. This work was developed from a qualitative approach, using the field research carried out at the Municipal School of Primary Education "Jose Rodrigues do Nascimento", in the period of two months: February and March of 2019. As data collection instruments the observation in the classroom and the semi-structured interview with the class teacher were used. We can conclude that reading is not just a mechanical habit of decoding letters and words; reading is a complex activity that facilitates the discovery and rediscovery of the world through the understanding and re-signification of texts. Therefore, reading is also transmitting emotion and pleasure. In order to the child to reach this level of discovery and pleasure, it is necessary for the school and teachers to be committed to this practice, using many texts and strategies that allow for playful experiences with reading so that students are readers of a lifetime.
Keywords: Educação do campo
Leitura
Práticas pedagógicas
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15124
Issue Date: 10-May-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIPS10052019.pdf973,67 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons