Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15127
Tipo: TCC
Título: A formação da autonomia no ambiente virtual de aprendizagem
Autor(es): Silva, Hérica Camilo Pereira da
Primeiro Orientador: Guedes, Edson Carvalho
Resumo: Analisa-se neste trabalho questões pertinentes a autonomia dos alunos no AVA, perante estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, na modalidade a distância- EaD, dentro da disciplina ofertada de Filosofia da Educação I, no período de 2017.1 Procurei analisar quais os aspectos que corroboram para o interesse/desinteresse, expressão de opinião/ausência de fala autônoma dos alunos matriculados nessa disciplina. Tais análises foram realizadas tendo como base o ambiente virtual de aprendizagem, o AVA, espaço online que funciona como principal suporte de ensino, aprendizagem e socialização dos alunos. Além das análises no AVA, foi feita a aplicação de um questionário respondido pelos alunos de forma virtual. A metodologia de pesquisa focou-se primordialmente na análise qualitativa. Através do AVA pude fazer recortes de diálogos feitos nos fóruns virtuais da turma, filtrando trechos onde era possível identificar a autonomia desses alunos com relação à formulação e construção da disciplina estudada. Concluo que, para esses alunos, o ambiente virtual não se apresenta como um espaço de difícil diálogo. Assim pude perceber que, apesar da distância física, os alunos conseguem interagir entre si e com o professor nos fóruns. Percebi que uma educação construída a partir da valorização da autonomia do sujeito contribui de forma efetiva para o melhoramento da aprendizagem, pois alunos e professores podem desenvolver, de maneira colaborativa, um ambiente de estudo autônomo e favorável ao desenvolvimento de novas aprendizagens. Por fim, foi possível observar a importância dos fóruns para reforçar a autonomia do aluno, o qual se sentia à vontade para expressar suas opiniões sobre as aulas, conteúdo da aula e até importância da própria disciplina de filosofia da educação para sua formação pessoal e profissional.
Abstract: In this work, the students' autonomy in the AVA is analyzed, in front of students of the Pedagogy course of the Federal University of Paraíba / UFPB, in the distance-EaD modality, within the offered discipline of Philosophy of Education I, in the period of 2017.1. I looked for analyze which aspects corroborate to the interest / disinterest and to the expression of opinion / absence of autonomous speech of the students enrolled in this discipline. These analysis were performed based on the virtual learning environment, the AVA, an online space that serves as the main support for teaching, learning and socialization of students. In addition to the AVA analyzes, a questionnaire was answered by the students in a virtual way. The research methodology focused primarily on qualitative analysis. Through the AVA I was able to make dialog cuts made in the virtual forums of the class, filtering out excerpts where it was possible to identify the autonomy of these students with respect to the formulation and construction of the studied discipline. I conclude that for these students, the virtual environment does not present itself as a space of difficult dialogue. In the same way, I could see that despite the physical distance, the students can interact with each other and with the teacher in the forums. I realized that an education built on the valuation of the autonomy of the subject contributes effectively to the improvement of learning, since students and teachers can develop, in a collaborative way, an autonomous study environment and favorable to the development of new learning. Finally, it was possible to observe the importance of the forums to reinforce the autonomy of the student, who felt at ease to express their opinions about the classes and their contents and even the importance of the discipline itself of philosophy of education for their personal and professional formation.
Palavras-chave: Educação a distância
Autonomia
Ambiente virtual - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15127
Data do documento: 10-Jun-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HCPS22072019.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons