Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15141| Tipo: | TCC |
| Título: | Literatura e letramento: o uso de textos literários por professores nas escolas de Cajazeiras - PB |
| Autor(es): | Soares, Maria das Graças |
| Primeiro Orientador: | Vasconcelos, Giuliana Cavalcanti |
| Resumo: | Neste trabalho objetivamos analisar como os professores ensinam leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, buscamos investigar qual é a proposta de literatura e letramento adotado pela escola e/ou professores (as) no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Buscando, de modo específico, identificar os problemas relativos ao processo de alfabetização. Procuramos verificar, ainda, se os conteúdos selecionados e ensinados nas aulas fazem referência aos textos literários. Como aporte teórico, dialogamos com os autores: Albuquerque (2005), Purcell-Gates (2004), Araújo (2015), Martins (2007), Santana (2015), Silveira (2015), Soares (1998) e tantos outros que trazem contribuições significantes sobre o letramento realizado a partir de textos literários. Para análises e discussão dos dados obtidos, optamos pela pesquisa de campo e exploratória, bem como a abordagem qualitativa e quantitativa por proporcionarem uma maior familiaridade com nossa problemática. Através do instrumento de pesquisa, os questionários, foi possível realizar a pesquisa com 04 (quatro) participantes e depois analisar as respostas obtidas, as quais evidenciaram a utilização da literatura no processo de letramento dos discentes das séries iniciais do ensino fundamental e as metodologias fundamentadas com o uso de diferentes gêneros textuais. Os dados obtidos com os participantes evidenciam, também, que é por intermédio dos modelos literários (contos, fábulas, poemas e crônicas, dentre outros) que o professor pode fazer o melhor uso do material literário para o processo de letramento de crianças. |
| Abstract: | In this work we aim to analyze how teachers teach reading in the initial years of elementary school. Thus, we seek to investigate the literature and literacy proposal adopted by the school and / or teachers in the teaching and learning process of children. Seeking, in a specific way, to identify the problems related to the literacy process. We also tried to verify if the contents selected and taught in class refer to literary texts. As a theoretical contribution, we spoke with the authors: Albuquerque (2005), Purcell-Gates (2004), Araújo (2015), Martins (2007), Santana (2015), Silveira (2015) and Soares significant contributions on literacy carried out from literary texts. For the analysis and discussion of the data obtained, we opted for the field and exploratory research, as well as the qualitative and quantitative approach for providing a greater familiarity with our problematic. Through the research instrument, the questionnaires, it was possible to carry out the research with 04 (four) participants and then to analyze the answers obtained, which evidenced the use of the literature in the literacy process of the students of the initial series of elementary education and the methodologies based with the use of different textual genres. The data obtained with the participants also show that it is through literary models (tales, fables, poems and chronicles, among others) that the teacher can make the best use of literary material for the children's literacy process. |
| Palavras-chave: | Literatura infantil Letramento Ensino fundamental Professor |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15141 |
| Data do documento: | 3-Jun-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MGS03072019.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
