Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Juliene Bezerra de Araújo-
dc.date.accessioned2019-07-23T15:48:47Z-
dc.date.available2019-07-03-
dc.date.available2019-07-23T15:48:47Z-
dc.date.issued2019-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15142-
dc.description.abstractThis monographic study had as general objective to investigate in what way the State School of Elementary and Middle Education Demétrio Toledo can contribute to the formation of citizenship and as specific objectives identify the level of understanding of the students regarding the topic citizenship; o investigate the citizen practices seized and applied in the school and to verify the participation of the students in the execution of the citizenship. We began the study presenting the main understandings of citizenship built in history, highlighting a considerable evolution in the aspects of the condition of citizen. The study was conducted in E.E.E.F.M. Demétrio Toledo of the municipality of Juripiranga / PB through the analysis of school documents, questionnaires with Teachers, Coordinators and Director and pedagogical activity with twenty students of said school. The work developed made it possible to identify the level of knowledge and awareness of students about their role as a citizen inserted in society, as well as the coexistence and the exercise of citizenship in the school, also gave opportunity, the debate on the laws that guarantee the rights of the citizen. In the analysis of the facts, it was verified through several prisms that the State School of Elementary and Middle Education Demétrio Toledo it walks a path directed to an education that prepares the student to exercise citizenship.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-23T15:48:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JBAB03072019.pdf: 659047 bytes, checksum: 64ac62670c43bd812e698cb72eedbe2e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-23T15:48:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JBAB03072019.pdf: 659047 bytes, checksum: 64ac62670c43bd812e698cb72eedbe2e (MD5) Previous issue date: 2019-06-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleEducação e cidadania implicações do pensar e do fazer institucional no saber dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Demétrio Toledo – Juripiranga/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Alcantara, Marcos Angelus Miranda de-
dc.description.resumoEste estudo monográfico teve como objetivo geral investigar de que maneira a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Demétrio Toledo pode contribuir para formação da cidadania e como objetivos específicos identificar o nível de entendimento dos alunos a respeito do tema cidadania; investigar as práticas cidadãs apreendidas e aplicadas na escola e constatar a participação dos estudantes na execução da cidadania. Iniciamos o estudo apresentando as principais compreensões de cidadania construídas na história, destacando uma evolução considerável no que se refere aos aspectos da condição de cidadão. O estudo foi realizado na E.E.E.F.M. Demétrio Toledo do município de Juripiranga/PB através da análise de documentos da própria escola, de questionários com Professores, Coordenadores e Diretor e atividade pedagógica com vinte alunos da referida escola. O trabalho desenvolvido possibilitou identificar o nível de conhecimento e conscientização dos alunos sobre seu papel de cidadão inserido na sociedade, assim como a convivência e o exercício da cidadania na escola, oportunizou ainda, o debate sobre as leis que garantem os direitos do cidadão. Nas análises dos datos, foi constatado através de diversos prismas que a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Demétrio Toledo percorre um caminho direcionado a uma educação que prepara o discente para exercer a cidadania.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JBAB03072019.pdf643,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons