Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15147
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Alidiane Barbosa de-
dc.date.accessioned2019-07-24T12:09:20Z-
dc.date.available2019-07-03-
dc.date.available2019-07-24T12:09:20Z-
dc.date.issued2019-06-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15147-
dc.description.abstractThe present work deals with the importance of playfulness in Early Childhood Education as one of the fundamental ways to achieve meaningful learning, and aims to analyze how the educator understands the insertion of playfulness in the educational context as pedagogical practices. As a research question the following question was elaborated: What is the applicability of introducing play activities in the teaching of children by the teachers of one of the schools of the municipality of Lagoa de Dentro? From this issue we seek to make possible a better understanding of how the playful can be a relevant factor the teaching practices currently. Thus, there was a need to identify the perspectives of educators to use play activities in the classroom, and specifically to ascertain the importance of playing in the process of child development and also to verify how teachers plan the play activities to be worked with kindergarten children. As a theoretical support there was a dialogue with the referring authors: Kishimoto (2010); Brogére (2002); Friedmann (2014); Moyles (2002), and so many others who have emphasized their understandings and contributions involving their theories about playfulness. Based on the results obtained, it was possible to understand that play as a method of teaching favors and contributes significantly to the development of children's imagination, creativity, spontaneity, attention and interaction, among other benefits, and that the educator understands that the insertion of play in the educational context becomes necessary, since when playing, the child develops, interprets the world around him and establishes relationships with his neighbor, and also recognizes the importance and urgency of using such tools as a learning involving the playful contents, mediating very important achievements for the acquisition of knowledge, learning and development of the child.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-24T12:09:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ABL03072019.pdf: 406762 bytes, checksum: f011514f41faa7bfddbdcf8a74a78831 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-24T12:09:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ABL03072019.pdf: 406762 bytes, checksum: f011514f41faa7bfddbdcf8a74a78831 (MD5) Previous issue date: 2019-06-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.titleO lúdico na educação infantil: jogos, brinquedos e brincadeiras no cotidiano escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Giuliana Cavalcanti-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a importância do lúdico na Educação Infantil como sendo uma das maneiras fundamentais de se alcançar uma aprendizagem significativa, e tem como objetivo analisar como o educador compreende a inserção da ludicidade no contexto educacional como práticas pedagógicas. Como pergunta de pesquisa foi elaborada a seguinte questão: Qual a aplicabilidade de se introduzir atividades lúdicas no ensino infantil por parte dos professores de uma das escolas do município de Lagoa de Dentro-PB? A partir dessa questão procuramos viabilizar uma melhor compreensão de como o lúdico pode ser um fator relevante as práticas de ensino atualmente. Sendo assim, houve a necessidade de identificar quais são as perspectivas dos educadores em utilizar atividades lúdicas em sala de aula, e de modo específico averiguar a importância do brincar no processo do desenvolvimento infantil e também verificar como os professores planejam as atividades lúdicas para serem trabalhadas com as crianças de educação infantil. Como suporte teórico houve um diálogo com os referentes autores: Kishimoto (2010); Brogére (2002); Friedmann (2014); Moyles (2002), e tantos outros que enfatizaram as suas compreensões e contribuições envolvendo as suas teorias acerca da ludicidade. A partir dos resultados obtidos, foi possível compreender que o lúdico como método de ensino, favorece e contribui de modo significativo para o desenvolvimento da imaginação, criatividade, espontaneidade, atenção e interação da criança, entre tanto outros benefícios, e que, o educador compreende que a inserção do brincar no contexto educacional se torna necessária, visto que, quando brinca, a criança se desenvolve, interpreta o mundo ao seu redor e estabelece relações com o seu próximo, e também reconhece a importância e urgência de utilizar tais ferramentas como auxiliadora da aprendizagem envolvendo os conteúdos lúdicos, mediando conquistas importantíssimas para aquisição do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABL03072019.pdf397,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons