Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Veronice Gonçalves dos-
dc.date.accessioned2019-07-24T13:14:35Z-
dc.date.available2019-07-03-
dc.date.available2019-07-24T13:14:35Z-
dc.date.issued2019-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15151-
dc.description.abstractThis work has as its theme the Planning of Teachers in Early Childhood Education. The main objective of the research was the conception and real contributions of teachers in planning and practicing in early childhood education. The authors who base this research are Mengolla and San't Anna (2001); Gandin (2001); Vasconcellos (2000), among others. The methodology consisted of a field research and the research subjects are teachers of Early Childhood Education. A questionnaire was used as a data collection instrument, with open and closed questions. The data analyzed revealed the different reflections of the teachers about the planning; the means that educators approach to plan; besides the reality in planning with the school team, the execution of planning, space and time, in the school environment, and the teachers' contributions in planning and practicing in Early Childhood Education understood by the educators.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-24T13:14:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VGS03072019.pdf: 973708 bytes, checksum: 298ddd41a38d79c161f07397730bbd57 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-24T13:14:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VGS03072019.pdf: 973708 bytes, checksum: 298ddd41a38d79c161f07397730bbd57 (MD5) Previous issue date: 2019-06-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectProfessor - educação infantilpt_BR
dc.titlePlanejamento escolar: a visão das professoras de uma escola de Esperança-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Idelsuite de Souza-
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema o Planejamento escolar de Professores na Educação Infantil. A pesquisa teve como objetivo principal apresentar concepção de algumas professoras em relação ao ato de planejar e executar o que foi planejado, na educação infantil. Os autores que fundamentam essa pesquisa são Mengolla e San’t Anna (2001); Gandin (2001); Vasconcellos (2000), entre outros. A metodologia constou de uma pesquisa de campo e os sujeitos da pesquisa são professoras da Educação Infantil de uma escola municipal de Esperança PB. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário, com questões abertas e fechadas. Sobre a compreensão das professoras no planejamento, foi revelada na pesquisa a necessidade de aproximar o planejamento das professoras da equipe escolar, levando em consideração o planejamento participativo. Pode-se perceber que ainda há um longo caminho a ser trilhado, para que novos trabalhos sobre a temática venham a contribuir no sentido de o Planejamento ser tomado como incentivo a novos estudos e pesquisas nesta área, a fim de servir de ferramentas para futuros professores, em toda comunidade escolar, principalmente na educação infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VGS03072019.pdf950,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons