Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15151| Tipo: | TCC |
| Título: | Planejamento escolar: a visão das professoras de uma escola de Esperança-PB |
| Autor(es): | Santos, Veronice Gonçalves dos |
| Primeiro Orientador: | Lima, Idelsuite de Souza |
| Resumo: | Este trabalho tem como tema o Planejamento escolar de Professores na Educação Infantil. A pesquisa teve como objetivo principal apresentar concepção de algumas professoras em relação ao ato de planejar e executar o que foi planejado, na educação infantil. Os autores que fundamentam essa pesquisa são Mengolla e San’t Anna (2001); Gandin (2001); Vasconcellos (2000), entre outros. A metodologia constou de uma pesquisa de campo e os sujeitos da pesquisa são professoras da Educação Infantil de uma escola municipal de Esperança PB. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário, com questões abertas e fechadas. Sobre a compreensão das professoras no planejamento, foi revelada na pesquisa a necessidade de aproximar o planejamento das professoras da equipe escolar, levando em consideração o planejamento participativo. Pode-se perceber que ainda há um longo caminho a ser trilhado, para que novos trabalhos sobre a temática venham a contribuir no sentido de o Planejamento ser tomado como incentivo a novos estudos e pesquisas nesta área, a fim de servir de ferramentas para futuros professores, em toda comunidade escolar, principalmente na educação infantil. |
| Abstract: | This work has as its theme the Planning of Teachers in Early Childhood Education. The main objective of the research was the conception and real contributions of teachers in planning and practicing in early childhood education. The authors who base this research are Mengolla and San't Anna (2001); Gandin (2001); Vasconcellos (2000), among others. The methodology consisted of a field research and the research subjects are teachers of Early Childhood Education. A questionnaire was used as a data collection instrument, with open and closed questions. The data analyzed revealed the different reflections of the teachers about the planning; the means that educators approach to plan; besides the reality in planning with the school team, the execution of planning, space and time, in the school environment, and the teachers' contributions in planning and practicing in Early Childhood Education understood by the educators. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Planejamento educacional Professor - educação infantil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15151 |
| Data do documento: | 10-Jun-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VGS03072019.pdf | 950,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
