Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15153
metadata.dc.type: TCC
Title: Ensino da leitura nos anos iniciais da educação básica
metadata.dc.creator: Bispo, Giselda de Paiva
metadata.dc.contributor.advisor1: Coelho, Maria Teresa Barros Falcão
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC teve como objetivo geral analisar como está sendo mediado o ensino da leitura nos anos iniciais da educação básica. A pesquisa justifica-se por que tenho interesse em conhecer e analisar a prática docente referente ao Ensino da leitura nas séries iniciais da educação básica em uma escola da rede municipal do município de Pitimbu. Como problemática, foi investigado: como tem ocorrido a mediação da leitura nas séries iniciais da educação básica? Os objetivos específicos que foram abordados são: as práticas pedagógicas dos professores no ensino da leitura; identificar as dificuldades encontradas pelos professores no ensino da leitura. A fundamentação teórica explicita o que é leitura, o que é ler, a importância da leitura baseada nas reflexões teóricas de Paulo Freire (1989), Cardoso e Peloso (2007), Ferrarezi Jr. e Cardoso (2017). Brandão e Micheletti (2002), Solé (1998), PCNs de Língua Portuguesa, (1998), Garton e Pratt (1991). Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa explicativa quanto aos meios e procedimentos analíticos. A análise dos dados foi baseada em um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas realizado com alguns professores da instituição. A coleta e análise dos dados e resultados, caracterizaram a partir da perspectiva dos professores foi através desse ponto de vista, identificar a importância da mediação do ensino da leitura nas práticas pedagógicas dos professores.
Abstract: The purpose of this study was to analyze how the teaching of reading in the initial years of basic education is being mediated. The research is justified because I have interest in knowing and analyzing the teaching practice regarding Teaching reading in the initial series of basic education in a school in the municipal network of the municipality of Pitimbu. As problematic, it was investigated: how has the mediation of reading occurred in the initial grades of basic education? The specific objectives that were addressed are: Are the pedagogical practices of teachers in reading teaching; identify the difficulties encountered by teachers in teaching reading. The theoretical foundation explains what reading is, what is reading, the importance of reading based on the theoretical reflections of Paulo Freire (1989), Cardoso and Peloso (2007), Ferrarezi Jr. and Cardoso (2017). Brandão and Micheletti (2002), Solé (1998), PCNs of Portuguese Language, (1998), Garton and Pratt (1991). This work is characterized as a qualitative research explaining the means and analytical procedures. The analysis of the data was based on a semi-structured questionnaire with open and closed questions made with some teachers of the institution. The collection and analysis of data and results, characterized from the perspective of teachers was from this point of view, to identify the importance of mediation of reading teaching in teachers' pedagogical practices.
Keywords: Educação básica - leitura
Ensino
Ensino - aprendizagem
Alfabetização
Leitura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15153
Issue Date: 4-Jun-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GPB24072019.pdf264,22 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons