Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15156
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Izabelle Araùjo-
dc.date.accessioned2019-07-24T14:46:15Z-
dc.date.available2019-07-03-
dc.date.available2019-07-24T14:46:15Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15156-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-24T14:46:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IAG03072019.pdf: 678866 bytes, checksum: 3ac31fd26453b2ba3201312ba2bd5492 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-24T14:46:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IAG03072019.pdf: 678866 bytes, checksum: 3ac31fd26453b2ba3201312ba2bd5492 (MD5) Previous issue date: 2019-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleLiteratura no processo de letramento na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Espindola, Maíra Lewtchuk-
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido a partir da experiência da observação de práticas de leitura desenvolvidas no cotidiano de uma unidade educacional de educação infantil. Optei pelas observações in loco, observação das crianças, diálogo com a professora para saber o que pensa sobre o tema em estudo, especialmente sobre a importância do ato de ler e ouvir história na educação infantil como forma de ferramenta no processo de letramento, além de identificar as ações desenvolvidas em prol da formação de leitores e como se dá este estimulo mesmo em crianças que ainda não sabem ler. Objetivou-se conhecer e analisar a construção e a formação do gosto pela leitura na infância em crianças que freqüentam a educação infantil, assim como, saber se existe participação familiar nesse processo e como se dá. De posse desse conhecimento, refletir acerca da contribuição da escola e da família na formação de leitores infantis e a contribuição da literatura infantil no processo de letramento e desenvolvimento da criança. O trabalho tem como fundamentos estudos desenvolvidos por Vygotsky, Abramovich, Freire, Cadermatori, Dalla-Bona, Coelho; Maia, entre outros. A pesquisa de cunho qualitativa foi realizada a partir de um questionário oferecido as professoras unidade de ensino. Concluo, portanto, que a escola em sua proposta pedagógica oferece um ambiente propício que possibilita que aconteçam experiências com a leitura e aproximação das crianças com os livros e que as interações oportunizam a formação de leitores e interpretação e reconto dos textos ouvidos, tendo a criança como protagonista nesse cenário. E que, nos momentos mais descontraídos, o ato de ler está presente como atividade lúdica, pois as crianças brincam de ler sem se importar com as letras, mas se entregam a sua própria criatividade, tendo um papel ativo nesse processo, desenvolvendo mais habilidades, como coordenação motora, oralidade, expressão, socialização, noções de cores e formas geométricas, números, texturas e musicalidade entre outros. É uma ferramenta muito rica, que se bem explorada, pode além de cumprir o papel de auxiliar o docente a introduzir o conteúdo, ou até apoiar o plano de atividade, também estimula a criança a se perceber enquanto ser social. A partir da observação da pratica em sala, percebi também a influência da família na constituição de leitores e o esforço da unidade educacional para obter esse envolvimento da família nos projetos da escola voltados para a literatura. Finalizando, a experiência de leitura para a criança vai além de decifrar o código linguístico, isso porque desperta desejos, criatividade, imaginação e curiosidade pelos livros infantis. Estimulando assim, a formação de futuros leitores e cidadãos participativos e conscientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IAG03072019.pdf662,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons