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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15156| Tipo: | TCC |
| Título: | Literatura no processo de letramento na educação infantil |
| Autor(es): | Gomes, Izabelle Araùjo |
| Primeiro Orientador: | Espindola, Maíra Lewtchuk |
| Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido a partir da experiência da observação de práticas de leitura desenvolvidas no cotidiano de uma unidade educacional de educação infantil. Optei pelas observações in loco, observação das crianças, diálogo com a professora para saber o que pensa sobre o tema em estudo, especialmente sobre a importância do ato de ler e ouvir história na educação infantil como forma de ferramenta no processo de letramento, além de identificar as ações desenvolvidas em prol da formação de leitores e como se dá este estimulo mesmo em crianças que ainda não sabem ler. Objetivou-se conhecer e analisar a construção e a formação do gosto pela leitura na infância em crianças que freqüentam a educação infantil, assim como, saber se existe participação familiar nesse processo e como se dá. De posse desse conhecimento, refletir acerca da contribuição da escola e da família na formação de leitores infantis e a contribuição da literatura infantil no processo de letramento e desenvolvimento da criança. O trabalho tem como fundamentos estudos desenvolvidos por Vygotsky, Abramovich, Freire, Cadermatori, Dalla-Bona, Coelho; Maia, entre outros. A pesquisa de cunho qualitativa foi realizada a partir de um questionário oferecido as professoras unidade de ensino. Concluo, portanto, que a escola em sua proposta pedagógica oferece um ambiente propício que possibilita que aconteçam experiências com a leitura e aproximação das crianças com os livros e que as interações oportunizam a formação de leitores e interpretação e reconto dos textos ouvidos, tendo a criança como protagonista nesse cenário. E que, nos momentos mais descontraídos, o ato de ler está presente como atividade lúdica, pois as crianças brincam de ler sem se importar com as letras, mas se entregam a sua própria criatividade, tendo um papel ativo nesse processo, desenvolvendo mais habilidades, como coordenação motora, oralidade, expressão, socialização, noções de cores e formas geométricas, números, texturas e musicalidade entre outros. É uma ferramenta muito rica, que se bem explorada, pode além de cumprir o papel de auxiliar o docente a introduzir o conteúdo, ou até apoiar o plano de atividade, também estimula a criança a se perceber enquanto ser social. A partir da observação da pratica em sala, percebi também a influência da família na constituição de leitores e o esforço da unidade educacional para obter esse envolvimento da família nos projetos da escola voltados para a literatura. Finalizando, a experiência de leitura para a criança vai além de decifrar o código linguístico, isso porque desperta desejos, criatividade, imaginação e curiosidade pelos livros infantis. Estimulando assim, a formação de futuros leitores e cidadãos participativos e conscientes. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Literatura infantil Educação infantil Letramento |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15156 |
| Data do documento: | 6-Jun-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
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