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metadata.dc.type: TCC
Title: A prática docente na perspectiva da educação inclusiva: um estudo sobre o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Targino Maranhão - Araruna/PB
metadata.dc.creator: Pontes, Joelma Barbosa de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Alcantara, Marcos Angelus Miranda de
metadata.dc.description.resumo: O objeto deste estudo incide na prática docente, a partir da perspectiva da Educação Inclusiva. Deste modo, formulamos o seguinte problema: como a prática docente tem contribuído para a inclusão de pessoas com deficiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Targino Maranhão? Assim sendo, o objetivo principal deste trabalho é analisar como se dá a Educação Inclusiva na prática docente na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Targino Maranhão, no município de Araruna-PB. Procuramos verificar de que modo os professores da instituição estão habilitados para atender a demanda escolar de pessoas com deficiência; analisar as concepções sobre a Educação Inclusiva na prática docente na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Targino Maranhão; e, por fim, caracterizar a implementação da Educação Inclusiva nessa escola, com base na Lei Brasileira de Inclusão no 13.146/2015 como forma de assegurar os direitos da pessoa com deficiência. Partindo desse princípio, nos questionamos se esses direitos vêm sendo empregados, respeitados e garantidos na prática escolar cotidiana. Com essa finalidade foi realizado um estudo qualitativo a partir de uma observação de campo. Os docentes da instituição foram sondados por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas, objetivando identificar a prática docente na perspectiva inclusiva. Observou-se que em meio às dificuldades enfrentadas pelos docentes, a instituição escolar busca promover a inclusão, dentro de suas possibilidades. A insuficiência da formação/capacitação dos professores, na perspectiva da Educação Inclusiva, traz à luz uma necessidade de políticas educacionais mais efetivas para esse campo.
Abstract: The object of this study focuses on the teaching practice, from the perspective of Inclusive Education. Thus, we formulate the following problem: how has teaching practice contributed to the inclusion of people with disabilities in the Municipal School of Primary Education José Targino Maranhão? Therefore, the main objective of this work is to analyze how Inclusive Education is given in the teaching practice at José Targino Maranhão Municipal School of Education, in the municipality of Araruna-PB. We try to verify how the teachers of the institution are qualified to attend the school demand of people with disabilities; to analyze the conceptions about Inclusive Education in the teaching practice at the Municipal School of Primary Education José Targino Maranhão; and, finally, to characterize the implementation of Inclusive Education in this school, based on the Brazilian Inclusion Law 13,146 / 2015 as a way of guaranteeing the rights of the disabled person. Based on this principle, we question whether these rights are being used, respected and guaranteed in everyday school practice. For this purpose a qualitative study was carried out from a field observation. The teachers of the institution were probed through a questionnaire with open and closed questions, aiming to identify the teaching practice from an inclusive perspective. It was observed that in the midst of the difficulties faced by teachers, the school institution seeks to promote inclusion, within its possibilities. The insufficiency of teacher training, in the perspective of Inclusive Education, brings to light a need for more effective educational policies in this field.
Keywords: Educação inclusiva
Pessoa com deficiência
Prática docente
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15158
Issue Date: 10-Jun-2019
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