Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Kallyane Bernardino de-
dc.date.accessioned2019-07-24T15:27:14Z-
dc.date.available2019-07-03-
dc.date.available2019-07-24T15:27:14Z-
dc.date.issued2019-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15159-
dc.description.abstractThis work presents a qualitative research on ethnic-racial diversity in the school environment, analyzing the perception and performance of a group of first and second year primary school teachers, a school of the Municipal Public Network, located in the municipality of Campina Grande, State of Paraíba. Ethnic-racial diversity is a cross-cutting theme of great relevance and requires further investigation and analysis of its presence in school settings. It is is a theme that comes from struggles and demands especially from the black movement, seeking more appreciation and respect from society, as well as fighting for an anti-racist education. The present research had as its central objective, to analyze the question of ethnic-racial diversity in a municipal school. We start from the following question: What is the perception of the teachers of the initial years of elementary school in relation to the teaching of ethnic-racial relations in the school environment? We base ourselves theoretically on authors such as Gomes (2011) Candau (2008) and Melo (2016). We had as subjects of our research the team of teachers of the classes of the first and second year of the afternoon shift. For data collection was applied a questionnaire with questions to inquire how teachers work this issue in the classroom. The results indicate that the majority of the teachers studied have difficulties with the work of the theme in the classroom. We highlight how main results the lack of knowledge about the theme and the competent legislation by the investigated teachers, absence of the subject in continuing teacher training and development of collective projects in the school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-24T15:27:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KBF03072019.pdf: 1316760 bytes, checksum: aa3c3dcb9ee01b8e5c02aa356568d1d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-24T15:27:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KBF03072019.pdf: 1316760 bytes, checksum: aa3c3dcb9ee01b8e5c02aa356568d1d1 (MD5) Previous issue date: 2019-06-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectDiversidade étnico-racialpt_BR
dc.titleDiversidade étnico-racial no ambiente escolar: percepção e atuação de professoras de uma escola municipal na cidade de Campina Grande/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Idelsuite de Sousa-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma investigação qualitativa sobre a diversidade étnico-racial no ambiente escolar, analisando a percepção e atuação de um grupo de professoras do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Pública Municipal, situada no município de Campina Grande, Estado do Paraíba. A diversidade étnico-racial é um tema transversal de grande relevância e que exige maior aprofundamento de investigação e análise sobre sua presença nos espaços escolares. Esta é uma temática que advém de lutas e reivindicações em especial do movimento negro, buscando mais valorização e respeito por parte da sociedade, como também lutando por uma educação antirracista. A presente pesquisa teve como objetivo central, analisar de que forma as professoras trabalham a questão da diversidade étnico-racial em uma escola municipal. Partimos do seguinte questionamento: Qual a percepção das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em relação ao ensino das relações étnico-raciais no ambiente escolar? Fundamentamo-nos teoricamente em autores como Gomes (2011) Candau (2008) e Melo (2016). Tivemos como sujeitos da nossa pesquisa a equipe de professoras das turmas do 1o e 2o ano do turno da tarde. Para coleta de dados foi aplicado um questionário com perguntas para averiguação de como as professoras trabalham esta questão em sala de aula. Os resultados indicam que a maioria das professoras pesquisadas sentem dificuldades no que tange o trabalho do tema em sala de aula. Destacamos como principais resultados o desconhecimento em relação à temática e a legislação competente por parte das docentes investigadas, ausência do tema em formações docentes continuadas e desenvolvimento de projetos coletivos na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KBF03072019.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons