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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15227
Tipo: TCC
Título: Necessidades educacionais especiais no ensino superior: um estudo na Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Coutinho, Camila Silva
Primeiro Orientador: Santiago, Sandra Alves da Silva
Resumo: O estudo trata-se do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e discute a temática da inclusão no ensino superior, de graduandos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Teve como objetivo principal compreender o fenômeno da inclusão e permanência através das percepções e experiências subjetivas da comunidade acadêmica, em especial seus conceitos e crenças no que se refere à inclusão de alunos com NEE – Temporárias, no ensino superior, na UFPB. O tipo de metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, onde utilizamos a pesquisa bibliográfica, além da pesquisa de campo. Nessa última, os dados da pesquisa foram obtidos através de questionários semi-estruturados destinados à comunidade acadêmica. O estudo de caráter introdutório apontou que as percepções acerca da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino superior são positivas, baseadas e justificadas na concepção de acesso ao ensino superior como direito de todos. Entretanto, também se constatou que há ainda muitas dúvidas e controvérsias a respeito do conceito de NEES, principalmente as temporárias, pouco ou nada contempladas pelas políticas inclusivas da UFPB. Nossas considerações, nesse sentido, apontam para a necessidade de se viabilizar o conhecimento sobre a temática e ainda sobre o CIA (Comitê de inclusão e acessibilidade da UFPB), uma vez que, sendo o órgão facilitador do cumprimento das políticas de inclusão e seus pilares norteadores ainda não contemplam as demandas e não se fazem conhecer a toda comunidade acadêmica,
Abstract: The study is the Conclusion of the Course (TCC) and discusses the topic of inclusion in higher education of graduates with Special Educational Needs (SEN). Its main objective was to understand the phenomenon of inclusion and permanence through the subjective perceptions and experiences of the academic community, especially its concepts and beliefs regarding the inclusion of students with SEN - Temporary, in higher education, at UFPB. The type used was qualitative, where we used bibliographic research, as well as field research. In the latter, the research data were obtained through semi-structured questionnaires destined to the academic community. The introductory study pointed out that perceptions about the inclusion of students with special educational needs in higher education are positive, based and justified in the conception of access to higher education as the right of all. However, it was also found that there are still many doubts and controversies regarding the concept of NEES, especially temporary ones, little or nothing contemplated by the UFPB's inclusive policies. Our considerations, in this sense, point to the need to make possible the knowledge on the subject and also on the CIA (Inclusion and Accessibility Committee of the UFPB), since, being the agency that facilitates compliance with inclusion policies and its pillars guides do not contemplate the demands and are not made known to the entire academic community.
Palavras-chave: Necessidades educacionais especiais
Ensino superior
Inclusão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15227
Data do documento: 5-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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