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metadata.dc.type: TCC
Title: A prática pedagógica na escola em unidades socioeducativas do município de João Pessoa - PB
metadata.dc.creator: Oliveira, Camilla Queiroz de
metadata.dc.contributor.advisor1: Miranda, Maria da Conceição Gomes de
metadata.dc.description.resumo: O tema deste estudo é a atuação docente na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas do Sistema Socioeducativo fornecidas para adolescentes em conflito com a lei que cumprem Medidas Socioeducativas em privação de liberdade. Tem como objetivo geral, investigar a prática pedagógica realizada na escola em Unidades de Atendimento Socioeducativo de Internação do Município de João Pessoa – Paraíba. Para tanto, foi realizado uma experiência na Escola Estadual Cidadã Integral Almirante Saldanha oportunizada pelo Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, fornecendo uma perspectiva dessa prática pedagógica nas salas de aula da Escola do Sistema Socioeducativo do Município. O trabalho foi embasado teoricamente em fontes primárias mediante ao ECA (1990), LDBE (1996), PCN (1997), CNE/CEB (2000), SINASE (2006), CNE/CEB (2010) e ENS (2014). Com abordagem em guias para o sistema socioeducativo do autor Costa (2006), em estudos de Bisinoto (2015) acerca da Socioeducação e Pedagogia Social respaldada nos autores Moraes (2011) e Severo (2017). Os procedimentos metodológicos têm natureza qualitativa, pautados em pesquisa de campo, através da aplicação de um questionário com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da referida escola, bem como a observação participante nessa realidade educacional. Entre os resultados, constatou-se que a formação inicial das professoras não contemplou as discussões da EJA na Socioeducação; participaram da capacitação introdutória e da formação continuada; conhecem os documentos que norteiam sua prática profissional no Sistema Socioeducativo; as professoras elaboram suas aulas mediante as necessidades dos alunos, conhecimentos que julgam essenciais, conteúdo das disciplinas e a partir de atividades lúdicas; utilizam variados materiais didáticos; enfrentam dificuldades no desenvolvimento do trabalho pedagógico; utilizam a modalidade de Avaliação Formativa, com procedimentos qualitativos e centradas na alternativa de Avaliação Contínua; e possuem como os maiores desafios no processo de ensino-aprendizagem como a evasão escolar, aquisição da leitura e da escrita, falta de motivação dos alunos, ausência do apoio familiar, tempo limitado, aprovação dos alunos, recursos pedagógicos e segurança. Considera-se que a prática pedagógica investigada se constitui na Educação Formal, mas se realiza no contexto da Socioeducação, com especificidades no processo pedagógico caracterizando-a como Pedagogia Social. Apesar do espaço obter regimentos estabelecidos principalmente para assegurar a execução das Medidas Socioeducativas, os professores têm função social e política no desenvolvimento dos adolescentes, empenham-se na ressocialização e na ressignificação do tempo vivido pelos alunos na privação de liberdade.
Abstract: The theme of this study is the teaching activity in the modality of Youth and Adult Education (EJA) in the schools of the Socioeducational System provided for adolescents in conflict with the law, that comply with Socio-educational Measures in deprivation of liberty. The main objective is to investigate the pedagogical practice carried out at the School of Socio- educational Attendance Units of the Municipality of João Pessoa - Paraíba. In order to do so, an experiment was carried out at the Almirante Saldanha Integral Citizen State School, promoted by the Supervised Internship of the Pedagogy Course of the Federal University of Paraíba - UFPB, providing a perspective of this pedagogical practice in the classrooms of the School of Socio-educational System of the Municipality. The work was based theoretically on primary sources through ECA (1990), LDBE (1996), PCN (1997), CNE / CEB (2000), SINASE (2006), CNE / CEB (2010) and ENS (2014). With an approach in guides for the socio-educational system of the author Costa (2006), in studies of Bisinoto (2015) on Socioeducation and Social Pedagogy supported in the authors Moraes (2011) and Severo (2017). For that, an experiment was carried out at the Almirante Saldanha Integral State School, promoted by the Supervised Internship of the Pedagogy Course of the Federal University of Paraíba - UFPB, providing a perspective of this pedagogical practice in the classrooms of the School of Socioeducational System of the Municipality. The work was based theoretically on primary sources through ECA (1990), LDBE (1996), PCN (1997), CNE / CEB (2000), SINASE (2006), CNE / CEB (2010) and ENS (2014). With an approach in guides for the socio-educational system of the author Costa (2006), in studies of Bisinoto (2015) on Socioeducation and Social Pedagogy supported in the authors Moraes (2011) and Severo (2017). The methodological procedures have a qualitative nature, based on field research, through the application of a questionnaire with teachers of the initial years of Elementary School, as well as participant observation in this educational reality. Among the results, it was verified that the initial formation of the teachers did not contemplate the discussions of the EJA in the Socioeducation; they took part in introductory training and continuing training; know the documents that guide their professional practice in the Socio- educational System; the teachers elaborate their classes according to the needs of the students knowledge that they consider essential content of the disciplines and from ludic activities; use a lot of didactic materials; they face difficulties in the development of pedagogical work; use the Formative Evaluation modality, with qualitative procedures and focused on the Continuous Assessment alternative; and have the greatest challenges in the teaching-learning process such as school dropout, acquisition of reading and writing, lack of student motivation, absence of family support, limited time, student approval, pedagogical resources and safety. It is considered that the pedagogical practice investigated is constituted in Formal Education, but it is carried out in the context of Socioeducation, with specifics in the pedagogical process characterizing it as a Social Pedagogy. Despite the fact that there are regiments established mainly to ensure the implementation of Socio-educational Measures, teachers have a social and political role in the development of adolescents, they focus on resocialization and re- signification of students' time of deprivation of liberty.
Keywords: Prática pedagógica
Socioeducação
Medidas socioeducativas
Pedagogia social
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15232
Issue Date: 14-May-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

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