Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15249
Tipo: TCC
Título: Os desafios da profissão docente vivenciados por professores/as com diferentes tempos de carreira
Autor(es): Vieira, Alexia Júlia Lima
Primeiro Orientador: Pontes, Ana Paula Furtado Soares
Resumo: A docência tem se revelado uma atividade profissional cada vez mais complexa, muitas vezes, caracterizada como extenuante e difícil. Em especial, na Educação Básica, estudos como o de Kuenzer e Caldas (2009) apontam para a problemática da intensificação do trabalho docente, das más condições de trabalho e da elevada carga mental, em meio às novas demandas sociais que emergem no meio escolar. Esta pesquisa teve como objetivo investigar os desafios enfrentados por professores/as de diferentes tempos de carreira que atuam no 4o e 5o ano do Ensino Fundamental. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com a realização da pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário com professores com diferentes tempos de carreira, que lecionavam nas turmas de 4° e 5° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa contou com a participação de nove docentes, de quatro escolas da Rede Municipal de João Pessoa. Dentre os resultados obtidos, destacam-se a percepção dos professores de que os principais desafios da docência centram-se na falta de apoio por parte das famílias dos alunos, a indisciplina e a implementação de novas práticas pedagógicas. No que tange aos desafios específicos nas turmas de 4° e 5° ano, ressaltaram a dificuldade de realizar um trabalho de alfabetização com alguns alunos que ainda apresentam fragilidade em tal domínio e a falta de interesse por parte dos discentes. Como formas de enfrentamento foram destacadas a busca por novos conhecimentos, o apoio pedagógico, o compartilhamento de inquietações e tentativas com os pares, além do preparo pessoal para lidar com os desafios. Ao final deste trabalho, ressalta-se a relevância de uma preparação socioemocional dos docentes, a importância do apoio/gestão pedagógica, bem como elementos como compromisso, envolvimento e perseverança, contributos para uma melhor atuação profissional docente.
Abstract: Teaching has proved to be an increasingly complex professional activity, often characterized as strenuous and difficult. In particular, in Basic Education, studies such as Kuenzer and Caldas (2009) point to the problem of intensification of teaching work, poor working conditions and high mental load, amid the new social demands that emerge in the school environment. This research aimed to investigate the challenges faced by teachers different career times that work in the 4th and 5th grades of Elementary School. The methodology adopted was qualitative, with the accomplishment of field research, through the application of a questionnaire with teachers with different career times, who taught in the 4th and 5th grade classes of Elementary School. The research was attended by nine teachers from four schools of the João Pessoa‟s Municipal Network. Among the results obtained, the teachers perception is that the main teaching challenges are the lack of support from the students; families, indiscipline and the implementation of new pedagogical practices. Regarding the specific challenges in the 4th and 5th grade classes, they highlighted the difficulty of carrying out a literacy work with some students who still have fragility in this area and the lack of interest on the part of the students. The search for new knowledge, pedagogical support, sharing of concerns and paired trials, and personal preparation to deal with the challenges were highlighted as ways of combat. At the end of this work, the relevance of a social-emotional preparation of teachers, the importance of pedagogic support / management, as well as elements such as commitment, involvement and perseverance, contribute to a better professional teaching performance are emphasized.
Palavras-chave: Prática docente
Educação básica
Práticas pedagógicas
Pedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15249
Data do documento: 16-Mai-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AJLV29052019.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons