Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15259| Tipo: | TCC |
| Título: | A educação popular em uma experiência orientada pela extensão universitária no espaço institucional e sua influência na formação do pedagogo |
| Autor(es): | Bezerra, Isabela Ludimila de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Magalhães Neto, José Vaz de |
| Resumo: | Este trabalho tem como cerne apresentar e discutir a educação popular através da experiência discente na Coordenação de Educação Popular da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Paraíba. A produção dos dados foi desenvolvida durante as atividades de extensão no campo das práticas da vivência. Os instrumentos metodológicos utilizados foram pesquisa documental, relatórios e textos informativos, utilizando-se da abordagem metodológica dos Estudos Críticos do Discurso. A Educação Popular foi o fio condutor deste processo teórico-metodológico que foi sistematizado no Brasil por Paulo Freire. Este, tinha como objetivo a construção do conhecimento emancipatório, em que o sujeito é o protagonista de seu processo de identidade histórico considerando a sua realidade social. O resultado analisado e discutido é a importância da extensão universitária em educação popular, como uma possibilidade de experiência e construção para um novo olhar pedagógico. Este trabalho contribui para orientar práticas educacionais que instiguem a superação das desvantagens e vulnerabilidades que estão submetidos os sujeitos socialmente subalternos. Assim sendo, o estudo traz para o debate a importância da educação popular numa experiência de extensão universitária e sua contribuição para a formação do pedagogo. |
| Abstract: | This work is about presenting and discussing popular education through the student experience in the Coordination of Popular Education of the Pró-Rectory of Extension of the Federal University of Paraíba. Data production was developed during extension activities in the field of living practices. The methodological tools used were documentary research, reports and informative texts, using the methodological approach of Critical Discourse Studies. The Popular Education was the guiding thread of this theoretical-methodological process that was systematized in Brazil by Paulo Freire. This one, had as its objective the construction of the emancipatory knowledge, in which the subject is the protagonist of its process of historical identity considering its social reality. The result analyzed and discussed is the importance of university extension in popular education, as a possibility of experience and construction for a new pedagogical view. This work contributes to guide educational practices that instigate the overcoming of the disadvantages and vulnerabilities that are submitted to socially subordinate subjects. Thus, the study brings to the debate the importance of popular education in an experience of university extension and its contribution to the education of the pedagogue. |
| Palavras-chave: | Extensão universitária Educação popular Pedagogia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15259 |
| Data do documento: | 16-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ILOB31052019.pdf | 661,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
