Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15262| Tipo: | TCC |
| Título: | Ensino intercultural da arte: fortalecendo o diálogo entre os saberes da comunidade |
| Autor(es): | Sales, Josinalva Batista |
| Primeiro Orientador: | Sardelich, Maria Emilia |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda o Ensino Intercultural da Arte na Educação Básica. Trata-se de um estudo exploratório, fundamentado em pesqui- sa bibliográfica e documental, acompanhado do relato da experiência vivida na Es- cola Estadual de Ensino Fundamental Augusto Severo, situada no bairro do Jacaré, município de Cabedelo, Paraíba. As principais fontes teóricas utilizadas foram Bar- bosa (1998), Bastos (2005) e Richter (2008, 2005, 1999). Foram consultados os se- guintes documentos: a Lei n. 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei n. 13.278/2016, as Resoluções CNE/CEB n. 7/2010 e CNE/CP n. 1/2006. O estudo re- alizado conclui que o Ensino Intercultural da Arte oferece a possibilidade de discen- tes e docentes se colocarem como sujeito de sua cultura. O ensino intercultural da arte pode propiciar aos alunos a oportunidade de perceber seu potencial, motivando- os a aprender e mostrar o que aprenderam e, ainda, valorizar as várias expressões culturais existentes em sala de aula e na comunidade em que vivem. O contato com diferentes costumes e saberes faz com que os conhecimentos existentes em cada sujeito sejam fortalecidos e enriquecidos, uma vez que podemos aprender outros usos e maneiras para o que sabemos fazer, ampliando e compartilhando conheci- mentos. |
| Abstract: | Este Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) aborda la Enseñanza Intercultural del Arte en la Educación Básica. Se trata de un estudio exploratorio, fundamentado en investigación bibliográfica y documental, acompañado del relato de la experiencia vivida en la Escuela Estadual de Enseñanza Fundamental Augusto Severo, situada en el barrio del Jacaré, municipio de Cabedelo, Paraíba. Las principales fuentes teóricas utilizadas fueron Barbosa (1998), Bastos (2005) y Richter (2008, 2005, 1999). Se han consultado los siguientes documentos: la Ley n. 9.394 / 96, Ley de Directrices y Bases de la Educación, Ley n. 13.278 / 2016, las Resoluciones CNE / CEB n. 7/2010 y CNE / CP n. 1/2006. El estudio realizado concluye que la Enseñanza Intercultural del Arte ofrece la posibilidad de que los discentes y los docentes se posicionen como sujeto de su cultura. La enseñanza intercultural del arte puede propiciar a los alumnos la oportunidad de percibir su potencial, motivándolos a aprender y mostrar lo que han aprendido y, aún, valorar las varias expresiones culturales existentes en el aula y en la comunidad en que viven. El contacto con diferentes costumbres y saberes hace que los conocimientos existentes en cada sujeto sean fortalecidos y enriquecidos, puesto que podremos aprender otros usos y maneras para lo que sabemos hacer, ampliando y compartiendo conocimientos. |
| Palavras-chave: | Educação básica Ensino fundamental Ensino da arte Ensino - in-tercultural da arte |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15262 |
| Data do documento: | 8-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JBS08052019.pdf | 3,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
