Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Joice Lima Branco da-
dc.date.accessioned2019-08-12T13:12:31Z-
dc.date.available2019-05-31-
dc.date.available2019-08-12T13:12:31Z-
dc.date.issued2019-05-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15264-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-12T13:12:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JLBS31052019.pdf: 1374178 bytes, checksum: cbdb9e7162f38147a9fc7ff2cc8c6942 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-12T13:12:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JLBS31052019.pdf: 1374178 bytes, checksum: cbdb9e7162f38147a9fc7ff2cc8c6942 (MD5) Previous issue date: 2019-05-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLetramento matemáticopt_BR
dc.titleLetramento matemático: uma prática possível na educação de jovens e adultos?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Vinicius Varella-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar como se dá o processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação de Jovens e Adultos, de modo que surgiu a seguinte problematização: o ensino de matemática nos ciclos iniciais da EJA tem acontecido na perspectiva do letramento matemático? Para tanto, foram observadas e analisadas 6 aulas de matemática, nos Ciclos I e II da EJA em duas escolas municipais de João Pessoa, com 3 diferentes professoras, sendo duas aulas de cada professora, seguidas das entrevistas realizadas individualmente com as docentes e com os educandos. Para tratarmos sobre o conceito de letramento e letramento matemático optamos pelos seguintes autores: Soares (1998), D’ambrosio (2004), Freire (2011), Ferreira (2013), Kulesza (2001) e Azeredo (2016). Quanto à metodologia, a pesquisa teve como objetivo de estudo o caráter exploratório, em relação à abordagem teve cunho qualitativo, pois buscou analisar os dados de modo a compreendê-los e não quantificá-los, pressupondo a subjetividade e a interpretação de um fato. No que diz respeito aos procedimentos técnicos, foi uma pesquisa bibliográfica, que partiu de materiais já publicados e, ainda de pesquisa de campo uma vez que teve como objetivo a observação dos fatos e dos fenômenos in loco. A partir das análises realizadas identificamos que o processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação de Jovens e Adultos, via de regra se dá de forma descontextualizada da vida do educando, evidenciando práticas tradicionais e reprodutivistas, mas que também existem práticas nas quais esse mesmo processo parte da realidade dos estudantes, promovendo a criticidade e propondo a reflexão acerca da atividade solicitada, de modo a não se resumir a uma simples execução de atividades de cunho meramente obrigatório e escolar, mas levando o estudante a refletir sobre sua própria aprendizagem, apresentando indícios coerentes à proposta do letramento matemático. Tais constatações nos levaram a identificar que o letramento matemático é uma prática possível e necessária na Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLBS31052019.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons