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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15264| Tipo: | TCC |
| Título: | Letramento matemático: uma prática possível na educação de jovens e adultos? |
| Autor(es): | Silva, Joice Lima Branco da |
| Primeiro Orientador: | Ferreira, Vinicius Varella |
| Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar como se dá o processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação de Jovens e Adultos, de modo que surgiu a seguinte problematização: o ensino de matemática nos ciclos iniciais da EJA tem acontecido na perspectiva do letramento matemático? Para tanto, foram observadas e analisadas 6 aulas de matemática, nos Ciclos I e II da EJA em duas escolas municipais de João Pessoa, com 3 diferentes professoras, sendo duas aulas de cada professora, seguidas das entrevistas realizadas individualmente com as docentes e com os educandos. Para tratarmos sobre o conceito de letramento e letramento matemático optamos pelos seguintes autores: Soares (1998), D’ambrosio (2004), Freire (2011), Ferreira (2013), Kulesza (2001) e Azeredo (2016). Quanto à metodologia, a pesquisa teve como objetivo de estudo o caráter exploratório, em relação à abordagem teve cunho qualitativo, pois buscou analisar os dados de modo a compreendê-los e não quantificá-los, pressupondo a subjetividade e a interpretação de um fato. No que diz respeito aos procedimentos técnicos, foi uma pesquisa bibliográfica, que partiu de materiais já publicados e, ainda de pesquisa de campo uma vez que teve como objetivo a observação dos fatos e dos fenômenos in loco. A partir das análises realizadas identificamos que o processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação de Jovens e Adultos, via de regra se dá de forma descontextualizada da vida do educando, evidenciando práticas tradicionais e reprodutivistas, mas que também existem práticas nas quais esse mesmo processo parte da realidade dos estudantes, promovendo a criticidade e propondo a reflexão acerca da atividade solicitada, de modo a não se resumir a uma simples execução de atividades de cunho meramente obrigatório e escolar, mas levando o estudante a refletir sobre sua própria aprendizagem, apresentando indícios coerentes à proposta do letramento matemático. Tais constatações nos levaram a identificar que o letramento matemático é uma prática possível e necessária na Educação de Jovens e Adultos. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Ensino - matemática Educação de jovens e adultos Letramento matemático |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15264 |
| Data do documento: | 7-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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