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metadata.dc.type: TCC
Title: Letramento matemático: uma prática possível na educação de jovens e adultos?
metadata.dc.creator: Silva, Joice Lima Branco da
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Vinicius Varella
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar como se dá o processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação de Jovens e Adultos, de modo que surgiu a seguinte problematização: o ensino de matemática nos ciclos iniciais da EJA tem acontecido na perspectiva do letramento matemático? Para tanto, foram observadas e analisadas 6 aulas de matemática, nos Ciclos I e II da EJA em duas escolas municipais de João Pessoa, com 3 diferentes professoras, sendo duas aulas de cada professora, seguidas das entrevistas realizadas individualmente com as docentes e com os educandos. Para tratarmos sobre o conceito de letramento e letramento matemático optamos pelos seguintes autores: Soares (1998), D’ambrosio (2004), Freire (2011), Ferreira (2013), Kulesza (2001) e Azeredo (2016). Quanto à metodologia, a pesquisa teve como objetivo de estudo o caráter exploratório, em relação à abordagem teve cunho qualitativo, pois buscou analisar os dados de modo a compreendê-los e não quantificá-los, pressupondo a subjetividade e a interpretação de um fato. No que diz respeito aos procedimentos técnicos, foi uma pesquisa bibliográfica, que partiu de materiais já publicados e, ainda de pesquisa de campo uma vez que teve como objetivo a observação dos fatos e dos fenômenos in loco. A partir das análises realizadas identificamos que o processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação de Jovens e Adultos, via de regra se dá de forma descontextualizada da vida do educando, evidenciando práticas tradicionais e reprodutivistas, mas que também existem práticas nas quais esse mesmo processo parte da realidade dos estudantes, promovendo a criticidade e propondo a reflexão acerca da atividade solicitada, de modo a não se resumir a uma simples execução de atividades de cunho meramente obrigatório e escolar, mas levando o estudante a refletir sobre sua própria aprendizagem, apresentando indícios coerentes à proposta do letramento matemático. Tais constatações nos levaram a identificar que o letramento matemático é uma prática possível e necessária na Educação de Jovens e Adultos.
Abstract: No abstract
Keywords: Ensino - matemática
Educação de jovens e adultos
Letramento matemático
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15264
Issue Date: 7-May-2019
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