Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15267| Tipo: | TCC |
| Título: | A contribuição da neurociência na aprendizagem |
| Autor(es): | Santos, Kátia Luiza da Silva |
| Primeiro Orientador: | Seabra, Magno Alexon Bezerra |
| Resumo: | A neurociência é uma grande aliada do profissional docente que o auxilia a reconhecer o indivíduo como um ser único, reflexivo e que aprende a sua maneira. Ao considerar o processo de aprendizagem, carece compreender um multíplice enfoque, elucidando propriedades psicológicas, neurológicas e sociais do sujeito, visto que a constituição da aprendizagem analisa aspectos biológicos, cognitivos, emocionais e do meio que estabelecem o ser e embasei- a a sua evolução. Este trabalho tem como objetivo geral, identificar os limites e oportunidades relacionadas na aprendizagem e como objetivos específicos: identificar as formas de pensar e aprender para desenvolver estratégias de ensino que ofereçam condições reais, e identificar a localização dos diferentes tipos de memória no cérebro e qual o papel da memória de longa duração no processo de aprendizagem. Para obter os resultados esperados os métodos empregados adotaram a proposta da pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, tendo como basilares fontes de pesquisa as bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD e o Google Acadêmico. A pesquisa atingiu os objetivos propostos, porém este ensaio terá continuidade, uma vez que se faz necessário a discussão dessa temática de forma mais contextualizada, contribuindo para a sociedade e para pesquisas de especialistas, pesquisadores e interessados na discussão deste estudo. |
| Abstract: | The neuroscience it’s a big allied of the teaching prefessional that help him to identify the individual like a unique person, reflexive and that learn your way. In considering the learning progress, we needeed to understand a manifold focus, elucidating psychologicals properties, neurologicals and socials of subject, since that constitution of learning analyzed the aspects biologicals, cognitives, emotionals and the means that establish the being and to support their evolution. The general objective of this work is help to see better the limits and oportunities related in learning and as objectives develop teaching strategies that can offer real conditions, include them in historical process as sensitives agents by the perception that to learn mean create memories the long term on process of learning. To obtain the expected results methods employed adopt the proposal by bibliographic research, with quantitative approach, having as support source of research – BDTD and Academic Google. |
| Palavras-chave: | Neurociência Ensino - aprendizagem Evolução - cérebro Desenvolvimento humano |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15267 |
| Data do documento: | 8-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KLSS06062019.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
