Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15271
Tipo: | TCC |
Título: | A inclusão de alunos com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos: refletindo o papel do mediador pedagógico |
Autor(es): | Lopes, Katiúcia Maria Bezerra |
Primeiro Orientador: | Santiago, Sandra Alves da Silva |
Resumo: | No Brasil, os movimentos discursivos e práticos em prol da consolidação da educação especial na perspectiva da inclusão, ganham, cada vez mais, notoriedade nos grandes debates sobre educação. Entretanto, estar em sala de aula não se traduz em inclusão, como sugere o senso comum. Diante disto, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a inclusão dos estudantes com DI na EJA, considerando principalmente o papel do mediador pedagógico. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, fazendo uso da revisão de literatura, seguida de pesquisa de campo, tendo como instrumentos o diário de bordo e o questionário. A pesquisa aconteceu no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, no Centro de Educação da UFPB, tendo por sujeitos: 02 estudantes com DI, 02 mediadores pedagógicos e 06 professores, além da coordenadora do núcleo. Os resultados revelaram, por um lado, que as práticas desenvolvidas na EJA conflitam com o consenso teórico do que representa e concebe-se por educação inclusiva, e por outro lado, apontaram para a inexistência na literatura consultada de referenciais que apresentem de modo claro qual o responsável pela mediação pedagógica, tão necessária aos estudantes com DI. Dessa forma, podemos afirmar que poucos professores colaboram na mediação pedagógica, atribuindo esse papel ao profissional contratado pela família dos estudantes com DI e que estes, por vezes, auto define o que seria mediação pedagógica e realiza ações que julgam necessárias, a partir de suas competências e habilidades. |
Abstract: | In Brazil discursive and practice movements have had visibility in many discussions about education in order to special education consolidation in the perspective of inclusion. Even though to be in the classroom does not mean in inclusion how common sense suggests. So, this research aims to analyse students inclusion with DI in EJA, considering the role of pedagogical mediator. For this purpose, it was conducted by a qualitative research with the use of literature review and also field research based on a logbook and a questionaire as research instruments. This research occurred in youth and adults education sector in the Center of Education in UFPB as subjects it has 02 students with DI, 02 pedagogical mediators, 06 teachers, and also the sector coordenator. The results concludes, on the one hand, that the practices developed in EJA conflicted with the theoretical sense of what inclusive education represents and what it means in academy. On the other hand, it pointed out there was not literature consult with referencials that present in a clear manner who was the responsible for the pedagogical mediation as necessary for DI students. In this aspects, it afirms that few professors collaborate in the pedagogical mediation, transferring this role for the professional hired by the family of DI students and these students sometimes self describe what pedagogical mediation mean and perform actions that they evaluate as necessary, based on their habilities and competences. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Educação de jovens e adultos Mediação pedagógica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15271 |
Data do documento: | 14-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KMBL30052019.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons