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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15278
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima Neto, Odir Milanez da Cunha-
dc.date.accessioned2019-08-14T11:20:49Z-
dc.date.available2019-05-28-
dc.date.available2019-08-14T11:20:49Z-
dc.date.issued2019-05-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15278-
dc.description.abstractThe Specialized Educational Service is an important service of the entire Special Education, not differently from Early Childhood Education. This paper was carried out based on a research conducted in the Scientific Initiation Program of the Federal University of Paraiba and it aims to analyze Specialized Educational Service situation in Early Childhood Education of the cities belonging to “Mata Paraibana”. In order to do this paper, it was used as theoretical basis the Brazilian laws, a brief history on Special Education in Brazil and the scholars and researchers’ views on the Special Educational Service itself and in Early Childhood Education. Towards the collection of data, it was firstly held surveys on the Ministry of Education and Culture websites and a questionnaire was sent to the cities' Education Departments. At the end of this stage, interviews were conducted with four teachers from the Multifunction Resource Rooms, in order to better understand the existing services situation and conditions. This paper proposes a reflection about the conditions of the Specialized Educational Service in “Mata Paraibana”, given data reality and reports made by Multifunction Resource Rooms teachers. It was possible to notice that Specialized Educational Service in Mata Paraibana’s Early Childhood Education is moving forward slowly, being left in the hands of Multifunction Resource Rooms teachers, who receive the responsibility of, most of the time, funding materials, adapting to the lack of physical locations to provide the service and training to his/her professional qualification, among other disregards.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-14T11:20:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OMCLN28052019.pdf: 813606 bytes, checksum: feb50b558ea04bd498c22cdf34408875 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectSala de recursos multifuncionaispt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleAtendimento educacional especializado na educação infantil do estado da Paraíba: o caso da mesorregião da mata paraibanapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Massaro, Munique-
dc.description.resumoO Atendimento Educacional Especializado se trata de um importante serviço de todo o conjunto da Educação Especial, não sendo diferente na Educação Infantil. Este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa realizada no programa de Iniciação Científica da Universidade Federal da Paraíba e tem por objetivo analisar a situação do Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil dos municípios pertencentes à Mata Paraibana. Para a produção deste trabalho, utilizou-se como embasamento as leis brasileiras, breve histórico sobre a Educação Especial no Brasil, a visão de estudiosos e pesquisadores quanto ao Atendimento Educacional Especializado e acerca desse serviço na Educação Infantil. Para a coleta de dados, primeiramente, realizou-se pesquisas nos sites do Ministério da Educação e Cultura e foi aplicado um questionário às Secretarias de Educação dos municípios. Ao término desta primeira etapa, foram realizadas entrevistas com quatro professoras de Salas de Recursos Multifuncionais, para melhor compreensão da situação dos atendimentos e condições existentes. O trabalho propõe a reflexão quanto às condições do Atendimento Educacional Especializado na Mata Paraibana, frente às realidades dos dados e relatos feitos pelos professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). É possível perceber que o Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil da Mata Paraibana caminha a passos lentos, sendo deixado nas mãos dos professores das SRM, que recebem a responsabilidade, muitas vezes, de custear materiais, de se adaptarem a falta de locais físicos para os atendimentos e buscarem formações para sua qualificação profissional, dentre outros descasos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
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