Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15278
Tipo: TCC
Título: Atendimento educacional especializado na educação infantil do estado da Paraíba: o caso da mesorregião da mata paraibana
Autor(es): Lima Neto, Odir Milanez da Cunha
Primeiro Orientador: Massaro, Munique
Resumo: O Atendimento Educacional Especializado se trata de um importante serviço de todo o conjunto da Educação Especial, não sendo diferente na Educação Infantil. Este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa realizada no programa de Iniciação Científica da Universidade Federal da Paraíba e tem por objetivo analisar a situação do Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil dos municípios pertencentes à Mata Paraibana. Para a produção deste trabalho, utilizou-se como embasamento as leis brasileiras, breve histórico sobre a Educação Especial no Brasil, a visão de estudiosos e pesquisadores quanto ao Atendimento Educacional Especializado e acerca desse serviço na Educação Infantil. Para a coleta de dados, primeiramente, realizou-se pesquisas nos sites do Ministério da Educação e Cultura e foi aplicado um questionário às Secretarias de Educação dos municípios. Ao término desta primeira etapa, foram realizadas entrevistas com quatro professoras de Salas de Recursos Multifuncionais, para melhor compreensão da situação dos atendimentos e condições existentes. O trabalho propõe a reflexão quanto às condições do Atendimento Educacional Especializado na Mata Paraibana, frente às realidades dos dados e relatos feitos pelos professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). É possível perceber que o Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil da Mata Paraibana caminha a passos lentos, sendo deixado nas mãos dos professores das SRM, que recebem a responsabilidade, muitas vezes, de custear materiais, de se adaptarem a falta de locais físicos para os atendimentos e buscarem formações para sua qualificação profissional, dentre outros descasos.
Abstract: The Specialized Educational Service is an important service of the entire Special Education, not differently from Early Childhood Education. This paper was carried out based on a research conducted in the Scientific Initiation Program of the Federal University of Paraiba and it aims to analyze Specialized Educational Service situation in Early Childhood Education of the cities belonging to “Mata Paraibana”. In order to do this paper, it was used as theoretical basis the Brazilian laws, a brief history on Special Education in Brazil and the scholars and researchers’ views on the Special Educational Service itself and in Early Childhood Education. Towards the collection of data, it was firstly held surveys on the Ministry of Education and Culture websites and a questionnaire was sent to the cities' Education Departments. At the end of this stage, interviews were conducted with four teachers from the Multifunction Resource Rooms, in order to better understand the existing services situation and conditions. This paper proposes a reflection about the conditions of the Specialized Educational Service in “Mata Paraibana”, given data reality and reports made by Multifunction Resource Rooms teachers. It was possible to notice that Specialized Educational Service in Mata Paraibana’s Early Childhood Education is moving forward slowly, being left in the hands of Multifunction Resource Rooms teachers, who receive the responsibility of, most of the time, funding materials, adapting to the lack of physical locations to provide the service and training to his/her professional qualification, among other disregards.
Palavras-chave: Educação especial
Atendimento educacional especializado
Sala de recursos multifuncionais
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15278
Data do documento: 7-Mai-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OMCLN28052019.pdf794,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons