Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15279
metadata.dc.type: TCC
Title: Os saberes e os caminhos da didática na formação inicial das licenciaturas da ufpb: as concepções dos estudantes
metadata.dc.creator: Rocha, Ney Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Miranda, Joseval dos Reis
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como principal objetivo compreender os saberes pedagógicos abordados no componente Didática/ UFPB /Campus I, e como esses saberes podem contribuir para a formação inicial dos licenciados. Com os objetivos específicos procuramos: identificar quais saberes pedagógicos que são abordados no componente Didática/ UFPB/Campus I, por meio dos planos de curso; discutir como esses saberes pedagógicos podem apoiar a atuação docente de acordo com a literatura; e, por fim, analisar qual o papel e a possível contribuição da Didática no processo de formação inicial, para que dessa forma possamos discorrer e classificar as possibilidades e necessidades de temas, conteúdos e assuntos que devem ser abordados no componente Didática, a partir da concepção dos licenciandos matriculados no referido componente. Como metodologia de pesquisa, foi priorizada a abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso de cunho exploratório, fazendo uso dos procedimentos/ instrumentos de análise documental e aplicação de questionário. A pesquisa realizou-se com os estudantes matriculados na disciplina Didática durante o período acadêmico 2018.2 da UFPB juntamente com os planos de curso do componente do mesmo semestre. A escolha pelo documento e pelos participantes se deu pelo recorte possível de análise reflexiva e crítica da formação inicial por meio da Didática, responsável pelo desenvolvimento de determinados saberes pedagógicos. A fundamentação teórica teve como base alguns autores como: Piletti (1987),Libâneo (1994), André e Oliveira (1997), Haydt (1998), Néreci (1998), Veiga (1998) Pimenta (1999), Tardif (2005), Candau (2012) e Freire (2013), entre outros que contribuíram significativamente nas reflexões e escritas desse trabalho. Os resultados dessa pesquisa apontam que a disciplina Didática teve papel fundamental para o desenvolvimento de específicos saberes pedagógicos elencados pelos estudantes por meio dos estudos de conteúdos que refletem os pressupostos da Didática coerentes com a ementa da disciplina, vimos também a importância da relação teoria-prática no processo de desenvolvimento dos saberes pedagógicos elencados pelos estudantes como uma metodologia considerável para a formação inicial.
Abstract: The main objective of this work was to understand the pedagogical knowledge addressed in the Didactics / UFPB / Campus I component, and how this knowledge can contribute to the initial training of graduates. With the specific objectives we seek: to identify which pedagogical knowledge is addressed in the didactics component / UFPB / Campus I, through course plans; discuss how this pedagogical knowledge can support the teaching performance according to the literature; and, finally, to analyze the role and possible contribution of didactics in the initial formation process, so that we can discuss and classify the possibilities and needs of themes, contents, and subjects that must be addressed in the Didactics component, from the of the licensees enrolled in that component. As a research methodology, the qualitative approach was prioritized, through a case study of an exploratory nature, making use of documental analysis procedures and instruments and questionnaire application. The research was carried out with the students enrolled in Didactics during the academic period 2018.2 of the UFPB together with the course plans of the component of the same semester. The choice of the document and the participants was made possible by a possible reflection and critical analysis of the initial formation through Didactics, responsible for the development of certain pedagogical knowledge. The theoretical basis was based on some authors such as: Piletti (1987), Libâneo (1994), André e Oliveira (1997), Haydt (1998), Néreci (1998), Veiga, Candau (2012) and Freire (2013), among others that contributed significantly in the reflections and writings of this work. The results of this research point out that the didactic discipline played a fundamental role in the development of specific pedagogical knowledge by students through content studies that reflect Didactics presuppositions coherent with the syllabus of the discipline, we also saw the importance of the relationship between theory and practice in the process of development of the pedagogical knowledge listed by the students as a considerable methodology for the initial formation.
Keywords: Didática
Formação inicial
Saber pedagógico
Saberes docentes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15279
Issue Date: 13-May-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAR21052019.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons