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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15281
Tipo: TCC
Título: Educação em direitos humanos: a construção do sujeito de direitos na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autor(es): Santos, Mayara Jales dos
Primeiro Orientador: Carvalho, Maria Elizete Guimarães
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo refletir sobre a contribuição dos Direitos Humanos (DH) na construção de sujeitos de direito, tomando como base os estudantes da educação de jovens e adultos (EJA), considerando a importância de despertá-los para a valorização da dignidade humana. O trabalho fundamentou-se nos estudos e intervenções realizados no Curso de Pedagogia/CE/UFPB, nas turmas de História da Educação I e II, ofertados pelo projeto PROLICEN, que no ano de 2017 foi intitulado Educação em Direitos Humanos: construindo sujeitos de direito no curso de Pedagogia/CE/UFPB, e no ano de 2018, foi nominado Educação em Direitos Humanos: Formando graduandos do Curso de Pedagogia/CE/UFBB para a paz e para a cidadania. Considerando a perceptível exclusão educacional dos alunos da EJA, ocasionada pela negação do direito à educação na denominada “idade certa”, destacamos a Educação em Direitos Humanos (EDH) como um processo educacional capaz de possibilitar o empoderamento desses educandos, favorecendo o desenvolvimento da pessoa humana. A EDH poderá proporcionar a esses alunos, a reflexão e a compreensão da sua realidade sensibilizando- os sobre seu papel social na luta contra as desigualdades e injustiças, visando uma prática cidadã e a construção de sujeitos de direitos. Nessa perspectiva, esta pesquisa de cunho qualitativo utilizou-se de fontes escritas (documentais e legais), investigando o percurso histórico da EJA, visando a colaboração da EDH para o exercício da cidadania desses sujeitos. Dentre os autores estudados, podemos citar: Freire (2000;2006;2014), Carvalho (2009;2014), Ihering (2002), Candau (2010), entre outros. Também nos referirmos a alguns documentos legais, como a Constituição Federal do Brasil de 1988 (CF), a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDB 9394/96). Desse modo, este trabalho desperta para a importância de se educar em e para os Direitos Humanos os educandos da EJA, considerando sua historicidade, a igualdade de direitos e o respeito à dignidade humana, objetivando o fortalecimento do sujeito de direito para o pleno exercício da cidadania.
Abstract: The present Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) has the object of reflecting about the Human Rights (HR) contributions at the subjects of rights building, considering the students of the Educação de Jovens e Adultos (EJA), seeing the importance of stirring them up to the human dignify valuation. The study had found on the studies and interventions performed at the Pedagogy Grade/CE/UFPB, at the Education History classes I and II, offered by the PROLICEN project, that at 2017 was named by Educação em Direitos Humanos: construindo sujeitos de direito no curso de Pedagogia/CE/UFPB, and at 2018, was named by Educação em Direitos Humanos: Formando graduandos do Curso de Pedagogia/CE/UFBB para a paz e para a cidadania. Looking upon the perseptive educational exclusion of the EJA studants, promotted by the negation of the education right at the named “right age”, we point the Education in Human Rights (EHR) as a educational process capable to possibiliting these student empowerment, favoring the human person develop. The HER could provide to these students the reflexion and comprehension of their reality, sensitizing them about their social papper at the fight against the desigualities and injustices, objecting a citizenship practice and the subjects of rights building. In this perspective, this qualitative search had used written sources (documental and legal), investigating the EJA historical trajectory, aiming the HER collaboration to these subjects citizenship exercise. Between the studied actors, we can cite: Freire (2000;2006;2014), Carvalho (2009; 2014), Ihering (2002), Candau (2010), and others. We had also refered some legal documents as the Constituição Federal do Brasil de 1988 (CF), the Human Rights Universal Declaration of 1948 and the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDB 9394/96). So, this work sites up to the importance of educatin in and educating to the Human Rights the EJA’s students, bethink their history, the right iguality and the dignify respect, objecting the subject of right fortification to the full citizenship exercise.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Educação - direitos humanos
Sujeitos de direitos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15281
Data do documento: 29-Mai-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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