Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Themylle Tavares-
dc.date.accessioned2019-08-15T12:28:52Z-
dc.date.available2019-05-29-
dc.date.available2019-08-15T12:28:52Z-
dc.date.issued2019-05-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15294-
dc.description.abstractAutism spectrum disorder leads the subject to have a differentiated functioning in their social interactions and in their communication. Therefore, in order for the child to have a greater social interaction, it is necessary to have specific pedagogical mediations that are articulated with the individuality of each child. Thus, the present work focuses on the observations made in a class of children's education of a regular school, to accompany the teacher's mediation with a child with autism spectrum disorder. The objective of this study is to analyze the mediation of the preschool teacher and to identify the pedagogical procedures used in the classroom that facilitate the inclusion of children with autism spectrum disorder. For the development of the research, eight days of observations were carried out in a children's room IV, from a private school network. Participants of the observations were the teacher, the classroom assistant, and the student with a five-year- old autistic spectrum disorder. The observations were made and written in a logbook. Data analyzes and discussions were performed by observation day. The results showed the importance of mediating the preschool teacher in the development of a child with autism spectrum disorder.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-15T12:28:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TTS29052019.pdf: 720429 bytes, checksum: c4217e5cd4cc7999424bcc5bbb37f2ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-15T12:28:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TTS29052019.pdf: 720429 bytes, checksum: c4217e5cd4cc7999424bcc5bbb37f2ca (MD5) Previous issue date: 2019-05-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.titleA mediação do professor da educação infantil com uma criança com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Massaro, Munique-
dc.description.resumoO transtorno do espectro autista leva o sujeito a ter um funcionamento diferenciado em suas interações sociais e na sua comunicação. Portanto, para que a criança tenha uma maior interação social, se faz necessário mediações pedagógicas específicas que se articulem com a individualidade de cada criança. Assim, o presente trabalho tem como foco relatar as observações feitas em uma turma da educação infantil de uma escola regular, para acompanhar a mediação do professor com uma criança com transtorno do espectro autista. Tem como objetivos analisar a mediação do professor da educação infantil e identificar os procedimentos pedagógicos utilizados em sala de aula que facilitem a inclusão de crianças com transtorno do espectro autista. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizados oito dias de observações em uma sala de infantil IV, de uma escola da rede particular de ensino. Os participantes das observações foram a professora, a auxiliar de sala e o aluno com transtorno do espectro autista de cinco anos de idade. As observações foram realizadas e escritas em um diário de bordo. As análises e discussões dos dados foram realizadas por dia de observação. Os resultados mostraram a importância da mediação do professor da educação infantil no desenvolvimento de uma criança com transtorno do espectro autista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TTS29052019.pdf703,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons