Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15294| Tipo: | TCC |
| Título: | A mediação do professor da educação infantil com uma criança com transtorno do espectro autista |
| Autor(es): | Silva, Themylle Tavares |
| Primeiro Orientador: | Massaro, Munique |
| Resumo: | O transtorno do espectro autista leva o sujeito a ter um funcionamento diferenciado em suas interações sociais e na sua comunicação. Portanto, para que a criança tenha uma maior interação social, se faz necessário mediações pedagógicas específicas que se articulem com a individualidade de cada criança. Assim, o presente trabalho tem como foco relatar as observações feitas em uma turma da educação infantil de uma escola regular, para acompanhar a mediação do professor com uma criança com transtorno do espectro autista. Tem como objetivos analisar a mediação do professor da educação infantil e identificar os procedimentos pedagógicos utilizados em sala de aula que facilitem a inclusão de crianças com transtorno do espectro autista. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizados oito dias de observações em uma sala de infantil IV, de uma escola da rede particular de ensino. Os participantes das observações foram a professora, a auxiliar de sala e o aluno com transtorno do espectro autista de cinco anos de idade. As observações foram realizadas e escritas em um diário de bordo. As análises e discussões dos dados foram realizadas por dia de observação. Os resultados mostraram a importância da mediação do professor da educação infantil no desenvolvimento de uma criança com transtorno do espectro autista. |
| Abstract: | Autism spectrum disorder leads the subject to have a differentiated functioning in their social interactions and in their communication. Therefore, in order for the child to have a greater social interaction, it is necessary to have specific pedagogical mediations that are articulated with the individuality of each child. Thus, the present work focuses on the observations made in a class of children's education of a regular school, to accompany the teacher's mediation with a child with autism spectrum disorder. The objective of this study is to analyze the mediation of the preschool teacher and to identify the pedagogical procedures used in the classroom that facilitate the inclusion of children with autism spectrum disorder. For the development of the research, eight days of observations were carried out in a children's room IV, from a private school network. Participants of the observations were the teacher, the classroom assistant, and the student with a five-year- old autistic spectrum disorder. The observations were made and written in a logbook. Data analyzes and discussions were performed by observation day. The results showed the importance of mediating the preschool teacher in the development of a child with autism spectrum disorder. |
| Palavras-chave: | Educação especial Educação infantil Transtorno do Espectro Autista Mediação pedagógica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15294 |
| Data do documento: | 14-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TTS29052019.pdf | 703,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
