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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Participação dos servidores técnico administrativos do Centro de Educação no programa de qualidade de vida no trabalho da Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.creator: Vilarim Neto, Manoel Mariano
metadata.dc.contributor.advisor1: Soares, Swamy de Paula Lima
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a questão da participação e/ou ausência de participação dos servidores técnico administrativos do Centro de Educação, no Programa Qualidade de Vida no Trabalho organizado pela Pró-reitoria Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba. Neste sentido, o trabalho pretende problematizar questões relativas à gestão pública na educação superior, no âmbito das ações no campo de recursos humanos. Buscamos entender como ocorria esse processo da participação nos seus múltiplos e complexos aspectos no universo da instituição e compreender a dinâmica da elaboração e implantação do Programa de Qualidade de Vida no âmbito do locus já citado. Em termos metodológicos, foram aplicados questionários aos servidores técnicoadministrativos do Centro de Educação. Os resultados da pesquisa apontaram diversos problemas em relação ao desenho dos programas de QVT, que não estimulam a atuação dos atores como partícipes do planejamento das ações. Esse distanciamento resulta em uma baixa participação dos servidores, ainda que os mesmos revelem um desejo de envolvimento com temáticas desta natureza.
Abstract: This research had as general objective to analyze the participation and / or absence of participation of the administrative staff of the Education Center, in the Quality of Life in Work Program organized by the Vice-Rectory of People Management of the Federal University of Paraíba. In this sense, the work intends to problematize issues related to public management in higher education, within the framework of actions in the field of human resources. We sought to understand how this process of participation in its multiple and complex aspects occurred in the universe of the institution and to understand the dynamics of the elaboration and implementation of the Quality of Life Program within the scope of the aforementioned locus. In methodological terms, questionnaires were applied to the technical-administrative servers of the Education Center. The results of the research pointed out several problems in relation to the design of QWL programs, which do not stimulate the actors' actions as participants in the planning of actions. This distancing results in a low participation of the servants, although the same ones reveal a desire of involvement with subjects of this nature.
Keywords: Participação
Qualidade de vida no trabalho
Gestão Pública na Educação Superior
Participation
Quality of life at work
Public management in higher education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15314
Issue Date: 14-Dec-2018
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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