Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15440
Tipo: TCC
Título: Percepção de discentes de psicopedagogia sobre a práxis psicopedagógica na educação inclusiva
Autor(es): Lima, Maria Zuleide Medeiros
Primeiro Orientador: Oliveira, Márcia Paiva de
Resumo: A Educação Inclusiva é o tema central desta pesquisa, a qual é intitulada Percepção dos discentes de Psicopedagogia sobre a práxis psicopedagógica na educação inclusiva. Portanto, este estudo tem como objetivo geral analisar como discentes do curso de graduação em Psicopedagogia da UFPB percebem a práxis psicopedagógica no contexto da educação inclusiva. E, como objetivos específicos: identificar as dificuldades de aprendizagem inerentes às deficiências, conhecer as estratégias utilizadas para trabalhar as dificuldades de aprendizagem e verificar a capacitação dos recursos humanos nas escolas inclusivas. A pesquisa foi realizada com 22 discentes do curso de psicopedagogia da UFPB, os quais responderam um questionário sobre o conteúdo referente a educação inclusiva, no seu fazer psicopedagógico. Os resultados apontam que os discentes de Psicopedagogia percebem que há muitas lacunas a serem preenchidas nas escolas inclusivas, há carência de investimentos nos contextos materiais e humanos, especialmente a capacitação profissional para se trabalhar a heterogeneidade.
Abstract: Inclusive Education is the theme of this research, which is entitled Perception of psychopedagogy discourses on inclusive education in psychopedagogical praxis. This study aims to analyze the perception of the psychopedagogy discourses of the UFPB, about an inclusive education in the light of psychopedagogical praxis. And as specific objectives, identify as learning difficulties inherent to disabilities, know the strategies used to work as learning disabilities and check the training of human resources in inclusive schools. The research was carried out with 22 students from the psychopedagogy course of the UFPB, who respond to a questionnaire about the content regarding inclusive education, in its psychopedagogical doing. The results indicate that Psicopedagogy students perceive that there are many gaps and working conditions in inclusive schools, there is a lack of investments in material and human contexts, especially a professional qualification for a work of heterogeneity.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Psicopedagogia
Pessoas com deficiência
Dificuldades de aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15440
Data do documento: 1-Jun-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MZML12062017.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons