Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15442
metadata.dc.type: TCC
Title: A participação da família nos processos de aprendizagem: o que pensam os jovens?
metadata.dc.creator: Santos, Patrícia Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Mariana Lins de
metadata.dc.description.resumo: O objetivo geral deste estudo consistiu em conhecer a percepção dos jovens sobre a participação da família nos seus processos de aprendizagem. Para tanto, foram elencados como objetivos específicos: Discutir a relação das categorias juventudes, escola, família e aprendizagem; Investigar a relação dos jovens com a família e a escola; Analisar as narrativas dos jovens sobre como seus familiares tem participado do seu processo de escolarização. A participação da família é fundamental no processo educativo dos seus filhos, contribuindo assim, de maneira significativa no processo de formação e aprendizagem. Participaram desse estudo oito adolescentes de ambos os sexos, com faixa etária entre 15 e 18 anos moradores da cidade de João Pessoa, regularmente matriculados no 1° ano do Ensino Médio de uma escola Pública do Município de João Pessoa. Para a realização desta pesquisa foi aplicado um questionário semiestruturado que contém 23 perguntas fechadas e abertas, sendo 7 para obter dados sociodemográficos e 16 para o questionário psicopedagógico. Os achados da pesquisa mostram que a maioria dos jovens valoriza a presença da família nos processos de aprendizagem dos mesmos, como também na formação como sujeito, podendo assim contribuir em todos os aspectos do desenvolvimento. No que se refere a relação dos jovens e a escola, as falas apontam a instituição como um ambiente desinteressante. Neste aspecto a escola poderia buscar investigar os motivos por esse desinteresse, em que poderia encontrar soluções ou formas de tornar os alunos um ser mais participativo. A pesquisa alcançou os objetivos aqui propostos conhecendo a visão dos jovens sobre a participação da família nos processos de aprendizagem dos mesmos, além de contribuir academicamente para a temática em questão, bem como, ao universo da pesquisa uma melhor compreensão sobre as relações família e escola.
Abstract: João Pessoa, participated in this study. For this research, a semi-structured questionnaire was applied, containing 23 closed and open questions, 7 for sociodemographic data and 16 for the psychopedagogical questionnaire. The research findings show that the majority of young people value the presence of the familiar processes of learning them, as well as in the training as a subject, and can thus contribute in all aspects of development. As regards the relation of the young people and the school, the statements point to the institution as an uninteresting environment. In this respect the school could seek to investigate the reasons for this lack of interest, in which it could find solutions or ways to make the students a more participatory being. The research reached the objectives proposed here, knowing the vision of the young people about the participation of the family in the learning process of the same, besides contributing academically to the theme in question, as well as contributing to the universe of the research a better understanding about the family and school.
Keywords: Juventudes
Família - escola
Processos de aprendizagem
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15442
Issue Date: 24-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRS30112017.pdf739,36 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons