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Tipo: TCC
Título: Deficiência auditiva e seus reflexos nos processos de aprendizagem: um estudo de caso
Autor(es): Sousa, Linalva Marinho de
Primeiro Orientador: Barbosa, Adriana Gaião e
Resumo: Existe uma grande relação entre o fator audição e a dificuldade de aprendizagem, pois é um pré-requisito para a aquisição da leitura e da escrita que os mecanismos fisiológicos auditivos funcionem com integridade. O presente trabalho originou-se da experiência no estágio clínico de psicopedagogia, momento este em que foi vivenciado a prática avaliativa e interventiva com uma criança que apresenta perda auditiva leve. Este teve como objetivo conhecer os reflexos decorrentes dessa deficiência nos processos de aprendizagem da leitura e escrita da criança, como ainda, identificar as consequências encontradas frente às dificuldades de leitura e escrita e, por fim, apresentar possíveis orientações pedagógicas a serem trabalhadas em sala de aula e contribuir com possíveis estratégias psicopedagógicas acerca do déficit auditivo. O presente estudo foi desenvolvido no Centro de Atendimento Psicopedagógico da Clínica-Escola/UFPB (Universidade Federal da Paraíba) com uma criança do sexo feminino, 10 anos de idade, cursando no 5o ano do Ensino Fundamental, que apresenta dificuldade de aprendizagem com leitura e escrita devido déficits auditivo leve. Deste modo, o estudo se dividiu em duas partes: sendo a primeira um processo avaliativo das queixas principais (Dificuldade de aprendizagem com leitura e escrita, falta de atenção e concentração com suspeitas de dislexia), e a segunda parte, interventiva, com a utilização direta da discriminação auditiva atrelado ao método fônico. Ambos procedimentos aconteceram durante oito meses, mediante às ações interventivas, observou-se que a aprendente possui uma discriminação auditiva relevante para a detecção da diferenciação dos sons fonéticos. Observou-se também que para a continuidade da evolução na aprendizagem faz-se necessário o uso do aparelho auditivo com o objetivo de detectar e discriminar os fonemas diante da dificuldade apresentada no decorrer do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: There is a relationship between hearing and learning difficulties, since the working integrity of hearing physiological mechanisms is a requirement for achieving reading and writing skills. This research was originated by the clinical internship in psychopedagogy, when the evaluative and interventional practice with a child with mild hearing loss was experienced. The objective was to know the reflexes provoked by this deficiency in the child’s reading and writing learning processes, besides to describe the consequences of the difficulties of reading and writing and, finally, to present possible pedagogical orientations to be applied in classroom and to contribute with probable psychopedagogical strategies about the auditory deficit. This study was developed at the Center for Psychological Attendance of the Teaching Clinic from UFPB (Federal University of Paraíba) with a ten year old female child, attending the 5 th year of elementary school and who has problems in reading and writing knowledge caused by mild auditory deficit. The study was divided into two parts and took eight months. The first was an evaluation process of the main complaints (learning difficulties in reading and writing, lack of attention and concentration with suspected dyslexia). The second, an interventional stage, consisted in the direct use of auditory discrimination linked to the phonic method. Through the intervention actions, it was observed that the learner has a hearing discrimination to detect the differentiation of phonetic sounds and that, for the continuity of learning evolution, it is necessary to use the hearing aid in order to detect and discriminate the phonemes with the objective of overcoming the learning difficulty in the course of teaching-learning process.
Palavras-chave: Perda auditiva leve
Aprendizagem escolar
Leitura e escrita
Educação especial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15445
Data do documento: 7-Jun-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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