Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15448
Tipo: | TCC |
Título: | Estratégias metacognitivas e compreensão leitora em estudantes do ensino superior |
Autor(es): | Pereira, Thaís Lucas de Melo |
Primeiro Orientador: | Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita |
Resumo: | As estratégias metacognitivas de leitura são essenciais para monitorar a compreensão, principalmente no Ensino superior quando as exigências sobre leitura aumentam. O estudo de natureza transversal e descritiva objetivou analisar a relação entre compreensão leitora e o uso de estratégias metacognitivas em universitários, assim como, verificar as influências das variáveis idade, turno e período sobre as estratégias. Participaram 160 estudantes, de ambos os sexos com idade entre 18 e 59 anos, de diversas áreas. Os instrumentos utilizados foram Escala de Estratégias Metacognitivas em Leitura formato Universitário (EMEL-U) e o Teste de Cloze. Os resultados demonstraram que os universitários fazem uso de estratégias metacognitivas e as utilizam mais no decorrer da leitura, a compreensão leitora está no nível instrucional, aquém do esperado. Os dados mostraram que não existem correlações significativas entre compreensão leitora e as estratégias. Estes aspectos confirmam a necessidade de oportunidades que potencializem as habilidades metacognitivas no ensino superior, e aspiram estudos futuros de intervenções para melhorias na aprendizagem e desempenho acadêmico. |
Abstract: | Metacognitive reading strategies are essential to monitor understanding, especially in Higher Education as reading requirements increase. The cross - sectional and descriptive study aimed to describe the use of metacognitive strategies and their relation to reading comprehension, as well as to verify the influence of age, shift and period variables on strategies. 160 students, both men and women aged between 18 and 59, participated in several areas. The instruments used were Metacognitive Strategies Scale in Reading University format (EMEL-U) and the Cloze Test. The results showed that the students use metacognitive strategies and use them more during of reading, the reading comprehension is at the instructional level, less than expected. The data showed that there are no significant correlations between reading comprehension and strategies. These aspects confirm the need for opportunities that enhance metacognitive skills in higher education, and aspire future studies of interventions for improvements in learning and academic performance. |
Palavras-chave: | Metacognição Compreensão leitora Ensino superior |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15448 |
Data do documento: | 30-Mai-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TLMP17072017.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons