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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15450
Tipo: TCC
Título: “...Não é tudo somente sexo”: a educação sexual na prática psicopedagógica
Autor(es): Silva, Ylanderson Jordão Abreu da
Primeiro Orientador: Miranda, Joseval dos Reis
Resumo: Sabendo que no contexto social as manifestações da sexualidade estão presentes e que estão relacionadas à aprendizagem, o/a psicopedagogo/a se depara com situações que geram questionamentos e diálogos sobre o assunto. Nessa perspectiva, este artigo tem o objetivo geral de compreender o entendimento dos/as profissionais graduados/as em Psicopedagogia acerca da relação com a Educação Sexual na formação e na práxis psicopedagógica. Assim, o artigo encontra-se estruturado em três eixos de fundamentação, dos quais são vistos, no primeiro momento, o destaque às questões da Educação Sexual por Furlani (2011); e na segunda e terceira parte, autores/as como Bossa (2007), Weiss (2007) e Pain (2013) esclarecem sobre a grande área da Psicopedagogia e a relação com a Educação Sexual. O artigo trata-se de um estudo exploratório, desenvolvido com graduados/as em Psicopedagogia, adotando questionários e o documento do PPC do curso em relação a questões da Educação Sexual na prática e formação do/a Psicopedagogo/a. De maneira geral, este artigo fornece uma visão da educação sexual no que diz respeito à prática do/a Psicopedagogo/a, ainda compondo discussão da pesquisa realizada com os/as profissionais sobre educação sexual, políticas que a moldam e como ela pode inferir na prática e formação profissional. As opiniões, de maneira geral, apresentaram-se de maneira diversificada quanto à temática sendo relatada como imprescindível na compreensão de diferentes problemas de aprendizagem. É imprescindível que o/a psicopedagoga conclua o curso ciente de conhecimentos teóricos para que na prática se tenha condições de desenvolver bons estudos na educação sexual.
Abstract: Knowing that in the social context the manifestations of sexuality are present and that they are related to learning, the Psychopedagogue is faced by situations that generate questioning and dialogue about the subject. In this perspective, this article has the general aim to comprehend the understanding of graduated professionals in Psychopedagogy in function of the relationship with the Sexual Education in psychopedagogical formation and praxis. In addition, the article is structured in three axes of theoretical basis, from which it is seen, in the first moment, the emphasis on the issues of Sexual Education by Furlani (2011); and in the second and third part, authors such as Bossa (2007), Weiss (2007) and Pain (2013) clarify the large area of Psychopedagogy and the relation with Sexual Education. The article is an exploratory study, developed with graduates in Psychopedagogy, adopting questionnaires and the document of the PPC of the course in relation to questions of Sexual Education in the practice and formation of the Psychopedagogue. In general, this article provides a view of sex education in relation to the practice of the Psychopedagogue, still composing a discussion of the research carried out with professionals about sex education, policies that shapes it and how it can be inferred from practice and professional formation. The opinions, in general, presented themselves in a diversified mode about the topic being reported as essential for the understanding of different learning problems. It is indispensable that the Psychopedagogue completes the course cognizant of theoretical knowledge so that in practice it is able to develop good studies on sex education.
Palavras-chave: Educação sexual
Psicopedagogia
Prática psicopedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15450
Data do documento: 31-Mai-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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