Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15453
Tipo: TCC
Título: Relação entre a memória de trabalho e o desempenho da leitura de palavras isoladas
Autor(es): Oliveira, Raiza Santos de
Primeiro Orientador: Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral analisar a relação da memória de trabalho e o desempenho da leitura de palavras isoladas. Participaram do estudo 30 crianças, de ambos os sexos com idade variando entre 9 e 12 anos. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados: digit span e o teste de leitura de palavras e pseudopalavras isoladas (LPI). Foi efetuada análise estatística descritiva: aferição de médias, desvios padrão. O nível de significância adotado para as análises foi de p> 0,05. Desta forma as correlações foram realizadas a partir de Spearman (Rhô). Foi verificado que existe uma correlação moderada (r= 0,614) entre a memória de trabalho e a leitura de palavras isoladas. Conclui-se com os resultados desta pesquisa que quanto maior for o desempenho em memória de trabalho melhor será o desempenho em leitura de palavras isoladas.
Abstract: This study aimed to analyze the relation of working memory and the performance of reading isolated words. Thirty children of both sexes, ranging from 9 to 12 years old, participated in the study. Data collection instruments were used as: digit span and the test of reading words and isolated pseudowords (LPI). A descriptive statistical analysis was carried out: measurement of means, standard deviations. The level of significance adopted for the analyzes was p> 0.05.The correlations were made from Spearman (Rhô). It was verified that there is a strong correlation (r = 0.614) between the working memory and the reading of isolated words. It concludes with the results of this research that the higher the performance in working memory the better the performance in reading isolated words.
Palavras-chave: Leitura - palavras isoladas
Memória de trabalho
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15453
Data do documento: 19-Jun-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSO19062017.pdf715,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons