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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15466
Tipo: TCC
Título: A percepção dos discentes da UFPB participantes de movimentos sociais à respeito do desempenho acadêmico
Autor(es): Silva, Thalita Pereira da
Primeiro Orientador: Dantas, Éder da Silva
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção dos e das discentes - dos cursos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Centro de Educação e Centro de Ciências da Saúde - verificando se a participação ativa em movimentos sociais influencia no rendimento acadêmico. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza transversal e do tipo ex-post facto, onde foram utilizadas análises qualitativas. O instrumento selecionado para alcançar a finalidade do estudo foi um questionário semi-estruturado, aplicado com 15 alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal da Paraíba, sem preferência quanto ao sexo, com idade variante entre 18 e 33 anos de idade e participantes ativos em movimentos sociais, os quais tiveram o prazo de 30 minutos para preenchimento das respostas solicitadas. Para a organização e categorização dos dados obtidos foi utilizada a análise de Conteúdo de Bardin, sendo elencadas três categorias de análise: Motivação discente à participação ativa em movimentos sociais, conciliação das atividades sociais com as atividades acadêmicas e influência da participação social no tocante ao desempenho acadêmico. Por fim, foi concluído que os discentes mostram-se preocupados em extrair de sua vivência social aspectos que potencializem seu desempenho acadêmico, mesmo que eventualmente este seja comprometido para que suas atividades sociais sejam efetivadas.
Abstract: The main objective of this study was to analyze the students' perceptions of the courses of the Center of Human Sciences, Letters and Arts, Center of Education and Health Sciences Center - verifying if the active participation in social movements influences the income academic. This is a descriptive, cross-sectional and ex-post facto research, where qualitative analyzes were used. The instrument selected to achieve the purpose of the study was a semi-structured questionnaire, applied with 15 undergraduate students of the Federal University of Paraíba, with no preference for sex, with a variant age between 18 and 33 years of age and active participants in social movements, which had 30 minutes to complete the requested responses. For the organization and categorization of the data obtained, Bardin's Content analysis was used, and three categories of analysis were listed: Student motivation for active participation in social movements, conciliation of social activities with academic activities, and influence of social participation in performance academic. Finally, it was concluded that students are worried about extracting from their social experience aspects that enhance their academic performance, even if it is eventually compromised so that their social activities can be carried out.
Palavras-chave: Ensino superior
Desempenho acadêmico
Movimentos sociais
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15466
Data do documento: 22-Nov-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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