Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15470
Tipo: | TCC |
Título: | Valores humanos predizendo comportamentos antissociais: papel mediador das atitudes frente à escola |
Autor(es): | Silva, Maria Izabel Fernandes da |
Primeiro Orientador: | Fonsêca, Patrícia Nunes da |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo conhecer o papel mediador das atitudes frente à escola na relação entre valores humanos e comportamentos antissociais. Para tanto, contou com 438 estudantes de escolas públicas e particulares da cidade de João Pessoa-PB. A média de idade foi de 14,24 anos (DP = 1,20). Os participantes responderam a Escala de Condutas Antissociais, a Escala de Atitudes frente à Escola, o Questionário de Valores Básicos e questões sociodemográficas. Para a análise dos dados foi utilizado o software SPSS (versão 21, para realizar análises descritivas e inferenciais (Correlação, Regressão Múltipla e Mediação). Verificou-se que as subfunções normativa, suprapessoal e de experimentação explicaram as atitudes frente à escola e os comportamentos antissociais, de modo que, foi possível confirmar o papel mediador das atitudes. Conclui-se que há necessidade dos gestores educacionais considerarem aos valores humanos no momento em que forem elaborar programas de intervenção no contexto escolar. |
Abstract: | The present study aimed to know the mediating role of attitudes before school in the relationship between human values and antisocial behavior. For that, there were 438 students of public and private schools of the city of João Pessoa-PB. The average age of 14.24 years (SD = 1.20). Participants answered the Antisocial Conduct Scale, the School Attitudes Scale, the Basic Values Questionnaire and a sociodemographic questions. For the data analysis, SPSS software (version 21) was used to perform descriptive and inferential analyzes (Correlation, Multiple Regression and Mediation). It was verified that normative, supra- personal and experimental sub-functions explained attitudes before school and antisocial behaviors, so that it was possible to confirm the mediating role of attitudes. It is concluded that there is a need for educational managers to consider human values in the moment of designing intervention programs in the school context. |
Palavras-chave: | Comportamentos antissociais Valores humanos Atitudes frente à escola |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15470 |
Data do documento: | 31-Mai-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MIFS20062017.pdf | 555,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons