Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15479
Tipo: | TCC |
Título: | Ansiedade infantil e dificuldades de aprendizagem: um olhar psicopedagógico |
Autor(es): | Oliveira, Alanna de Lima |
Primeiro Orientador: | Assis, Geovani Soares de |
Resumo: | O estudo ora apresentado tem por objetivo investigar a relação entre ansiedade e dificuldade de aprendizagem, desenvolvido por meio de um estudo de caso de natureza exploratória e descritiva a partir de relatos da genitora e da professora de uma criança cuja idade é de 11 anos, cursando o 6o ano do ensino fundamental II. A partir dos relatos foram encontrados achados que estão associados ao transtorno de ansiedade de separação, estes achados se remetem a uma dificuldade de aprendizagem adquirira pela criança após apresentar sintomas associados ao transtorno de ansiedade de separação, a partir de tais resultados foi observado que há um rendimento acadêmico abaixo do esperado e é de suma importância o trabalho do profissional psicopedagogo para realização do processo interventivo com objetivo de sanar ou diminuir as dificuldades de aprendizagem que são apresentadas. |
Abstract: | The present study aims to investigate the relationship between anxiety and learning difficulty, developed through a case study of an exploratory and descriptive nature based on the reports of the mother and the teacher of a child whose age is 11 years, Attending the 6th year of elementary School II. From the reports are found findings that are associated with separation anxiety disorder, these findings refer to learning difficulty acquired by the child after presenting symptoms associated with separation anxiety disorder, from such results it was observed that there is a Academic achievement below expectations and it Is of paramount importance the work of the psychopedagogical professional to carry out the intervention process in order to remedy or reduce the learning difficulties that are presented. |
Palavras-chave: | Ansiedade infantil Dificuldades de aprendizagem Psicopedagogia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15479 |
Data do documento: | 29-Mai-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALO14062017.pdf | 499,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons