Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15504
Tipo: | TCC |
Título: | Uma análise de gênero da primeira temporada da série os 13 porquês: contribuições para a atuação de psicopedagogos(as) |
Autor(es): | Souza, Andréa Jussara Nascimento de |
Primeiro Orientador: | Silva, Jeane Félix da |
Resumo: | O presente artigo é uma pesquisa que visa analisar a série de TV Os 13 porquês, para refletir e discurtir sobre o que a referida série pode ensinar aos/as jovens expectadores. Tendo como objetivo geral compreender o que uma série de TV, no caso Os 13 porquês, pode ensinar aos/às jovens expectadores/as, buscando especificamente: descrever a série de TV Os 13 porquês; refletir sobre os conteúdos que são abordados na série Os 13 porquês; interpretar o que pode ser aprendido a partir da referida série. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e descritivo, desenvolvido com o aporte teórico da psicopedagogia e dos estudos de gênero. A estratégia metodológica utilizada para a coleta de dados foi à etnografia de tela (BALESTRIN, 2011). Da perspectiva de análise deste artigo, várias das situações constrangedoras envolvendo a protagonista da série ocorreram em virtude de questões de gênero. Acredito que a atuação dos/as psicopedagogos/as pode ser fundamental nesse processo, para isso, no entanto, é preciso incorporar esses temas em nosso currículo, para que estejamos sensíveis a essas questões e a abordagem pedagógica delas. |
Abstract: | This article is a research that aims to analyze the TV series The 13 Whys, to reflect and discurti on what the said series can teach the young spectators. Having as a general objective to understand what a TV series, in the case The 13 whys, can teach the young spectators, specifically seeking: describe the TV series The 13 whys; reflect on the contents that are covered in the series The 13 Whys; interpret what can be learned from that series. It is a qualitative and exploratory and descriptive study, developed with the theoretical contribution of Psychopedagogy and gender studies. The methodological strategy used for data collection was screen ethnography (BALESTRIN, 2011). From the perspective of analyzing this article, several of the embarrassing situations involving the protagonist of the series occurred due to gender issues. I believe that the performance of psychopedagogues can be fundamental in this process, however, it is necessary to incorporate these themes into our curriculum, so that we are sensitive to these issues and their pedagogical approach. |
Palavras-chave: | Psicopedagogia Os 13 porquês Gênero |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15504 |
Data do documento: | 13-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AJNS21062018.pdf | 781,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons