Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15517
Tipo: TCC
Título: Compreensão psicopedagógica do declínio da linguagem e pensamento no idoso
Autor(es): Silva, Jéssika Rodrigues Gonçalves da
Primeiro Orientador: Colella, Tânia Lúcia Amorim
Resumo: Esse artigo resulta da revisão bibliográfica acerca do declínio da linguagem e pensamento no envelhecimento que buscou compreender o fenômeno na perspectiva psicopedagógica, tendo como objetivo identificar os conhecimentos científicos acerca do fenômeno produzido pela psicopedagogia e por ciências que com ela se entrelaçam, para tanto, conceituou-se o fenômeno refletindo as principais contribuições teóricas elucidativas do mesmo, buscando apontar contribuições psicopedagógicas para atender a pessoa idosa com declínio da linguagem e pensamento. Pesquisas de consulta foram realizadas nas bases de dados de Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Acadêmico e Periódicos CAPES. Identificou-se a escassez de publicações acerca da temática na área da psicopedagogia, evidenciando a necessidade de produção de conhecimentos sistema- tizados que ofereçam possibilidades de contribuir na condução psicopedagógica da pes- soa idosa com declínio da linguagem e pensamento.
Abstract: This article results from bibliographic resurvey about the language and thinking’s decay on aging that made possible the comprehension of the psycho-pedagogic perspective, with the intent to identify the Scientific’s knowledge about the fact produced by the psycho-pedagogy and others sciences combined, therefore, this phenomenon was ranked based on it self’s elucidative theory contributions, searching for psycho- pedagogic contributions to care for aged person with language and thinking’s decay. Consultation researches was accomplished in data base of Latin-American and Caribbe- an Literature in Health Science (Lilacs), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Academic and Periodics CAPES. The scarcity of publications about the theme in psycho-pedagogy was noticed, proving the necessity of systematized knowledge’s production that offer possibilities giving contribution to the psycho-pedagogic conduc- tion of aged person with language and thinking’s decay.
Palavras-chave: Declínio da linguagem e pensamento
Envelhecimento
Psicopedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15517
Data do documento: 30-Mai-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRGS19062017.pdf465,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons