Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15517
Tipo: | TCC |
Título: | Compreensão psicopedagógica do declínio da linguagem e pensamento no idoso |
Autor(es): | Silva, Jéssika Rodrigues Gonçalves da |
Primeiro Orientador: | Colella, Tânia Lúcia Amorim |
Resumo: | Esse artigo resulta da revisão bibliográfica acerca do declínio da linguagem e pensamento no envelhecimento que buscou compreender o fenômeno na perspectiva psicopedagógica, tendo como objetivo identificar os conhecimentos científicos acerca do fenômeno produzido pela psicopedagogia e por ciências que com ela se entrelaçam, para tanto, conceituou-se o fenômeno refletindo as principais contribuições teóricas elucidativas do mesmo, buscando apontar contribuições psicopedagógicas para atender a pessoa idosa com declínio da linguagem e pensamento. Pesquisas de consulta foram realizadas nas bases de dados de Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Acadêmico e Periódicos CAPES. Identificou-se a escassez de publicações acerca da temática na área da psicopedagogia, evidenciando a necessidade de produção de conhecimentos sistema- tizados que ofereçam possibilidades de contribuir na condução psicopedagógica da pes- soa idosa com declínio da linguagem e pensamento. |
Abstract: | This article results from bibliographic resurvey about the language and thinking’s decay on aging that made possible the comprehension of the psycho-pedagogic perspective, with the intent to identify the Scientific’s knowledge about the fact produced by the psycho-pedagogy and others sciences combined, therefore, this phenomenon was ranked based on it self’s elucidative theory contributions, searching for psycho- pedagogic contributions to care for aged person with language and thinking’s decay. Consultation researches was accomplished in data base of Latin-American and Caribbe- an Literature in Health Science (Lilacs), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Academic and Periodics CAPES. The scarcity of publications about the theme in psycho-pedagogy was noticed, proving the necessity of systematized knowledge’s production that offer possibilities giving contribution to the psycho-pedagogic conduc- tion of aged person with language and thinking’s decay. |
Palavras-chave: | Declínio da linguagem e pensamento Envelhecimento Psicopedagogia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15517 |
Data do documento: | 30-Mai-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JRGS19062017.pdf | 465,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons