Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15519
Tipo: | TCC |
Título: | Ruído no contexto ensino aprendizagem: uma revisão da literatura |
Autor(es): | Lucena, Tamiris Medeiros de |
Primeiro Orientador: | Pessoa, Viviany Silva Araújo |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura acerca dos efeitos do ruído no contexto de ensino e aprendizagem. Especificamente, pretendeu-se analisar o panorama dos estudos desenvolvidos sobre o ruído e aprendizagem e investigar a relação entre os efeitos adversos do ruído na aprendizagem de alunos do ensino infantil a universitários, entre alunos e professores. Realizaram-se buscas nas bases Medline, Lilacs e Scielo. Os descritores selecionados foram “Ruído e Aprendizagem” “Ruido y Aprendizaje” e “Noise and Learning”. Foram analisados 7 artigos e, de acordo com as leituras realizadas, notou-se que o ruído é um dos fatores negativos ao processo de aprendizagem. Apesar de ter encontrado estudos que fazem relação com o objeto da pesquisa, identificou-se uma lacuna nas produções bibliográficas, assim, sugere-se estudos sobre a temática, para o desenvolvimento de futuros estudos empíricos. |
Abstract: | The present study aimed to present a systematic review of the literature on the effects of noise in the context of teaching and learning. Specifically, it was intended to analyze the panorama of the studies developed on noise and learning and to investigate the relation between the adverse effects of noise in the learning of students from kindergarten to university, between students and teachers. We searched the Medline, Lilacs and Scielo databases. The selected descriptors were "Noise and Learning", "Noise and Learning" and "Noise and Learning". Seven articles were analyzed and, according to the readings made, it was noticed that noise is one of the negative factors to the learning process. In spite of having found studies that are related to the object of the research, a gap was identified in the bibliographic productions, thus, it is suggested studies on the subject, for the development of future empirical studies. |
Palavras-chave: | Psicopedagogia Ensino - ruído Aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15519 |
Data do documento: | 16-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TML28112017.pdf | 639,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons