Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15519
metadata.dc.type: TCC
Title: Ruído no contexto ensino aprendizagem: uma revisão da literatura
metadata.dc.creator: Lucena, Tamiris Medeiros de
metadata.dc.contributor.advisor1: Pessoa, Viviany Silva Araújo
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura acerca dos efeitos do ruído no contexto de ensino e aprendizagem. Especificamente, pretendeu-se analisar o panorama dos estudos desenvolvidos sobre o ruído e aprendizagem e investigar a relação entre os efeitos adversos do ruído na aprendizagem de alunos do ensino infantil a universitários, entre alunos e professores. Realizaram-se buscas nas bases Medline, Lilacs e Scielo. Os descritores selecionados foram “Ruído e Aprendizagem” “Ruido y Aprendizaje” e “Noise and Learning”. Foram analisados 7 artigos e, de acordo com as leituras realizadas, notou-se que o ruído é um dos fatores negativos ao processo de aprendizagem. Apesar de ter encontrado estudos que fazem relação com o objeto da pesquisa, identificou-se uma lacuna nas produções bibliográficas, assim, sugere-se estudos sobre a temática, para o desenvolvimento de futuros estudos empíricos.
Abstract: The present study aimed to present a systematic review of the literature on the effects of noise in the context of teaching and learning. Specifically, it was intended to analyze the panorama of the studies developed on noise and learning and to investigate the relation between the adverse effects of noise in the learning of students from kindergarten to university, between students and teachers. We searched the Medline, Lilacs and Scielo databases. The selected descriptors were "Noise and Learning", "Noise and Learning" and "Noise and Learning". Seven articles were analyzed and, according to the readings made, it was noticed that noise is one of the negative factors to the learning process. In spite of having found studies that are related to the object of the research, a gap was identified in the bibliographic productions, thus, it is suggested studies on the subject, for the development of future empirical studies.
Keywords: Psicopedagogia
Ensino - ruído
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15519
Issue Date: 16-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TML28112017.pdf639,92 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons