Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15519
Tipo: TCC
Título: Ruído no contexto ensino aprendizagem: uma revisão da literatura
Autor(es): Lucena, Tamiris Medeiros de
Primeiro Orientador: Pessoa, Viviany Silva Araújo
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura acerca dos efeitos do ruído no contexto de ensino e aprendizagem. Especificamente, pretendeu-se analisar o panorama dos estudos desenvolvidos sobre o ruído e aprendizagem e investigar a relação entre os efeitos adversos do ruído na aprendizagem de alunos do ensino infantil a universitários, entre alunos e professores. Realizaram-se buscas nas bases Medline, Lilacs e Scielo. Os descritores selecionados foram “Ruído e Aprendizagem” “Ruido y Aprendizaje” e “Noise and Learning”. Foram analisados 7 artigos e, de acordo com as leituras realizadas, notou-se que o ruído é um dos fatores negativos ao processo de aprendizagem. Apesar de ter encontrado estudos que fazem relação com o objeto da pesquisa, identificou-se uma lacuna nas produções bibliográficas, assim, sugere-se estudos sobre a temática, para o desenvolvimento de futuros estudos empíricos.
Abstract: The present study aimed to present a systematic review of the literature on the effects of noise in the context of teaching and learning. Specifically, it was intended to analyze the panorama of the studies developed on noise and learning and to investigate the relation between the adverse effects of noise in the learning of students from kindergarten to university, between students and teachers. We searched the Medline, Lilacs and Scielo databases. The selected descriptors were "Noise and Learning", "Noise and Learning" and "Noise and Learning". Seven articles were analyzed and, according to the readings made, it was noticed that noise is one of the negative factors to the learning process. In spite of having found studies that are related to the object of the research, a gap was identified in the bibliographic productions, thus, it is suggested studies on the subject, for the development of future empirical studies.
Palavras-chave: Psicopedagogia
Ensino - ruído
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15519
Data do documento: 16-Nov-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TML28112017.pdf639,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons