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metadata.dc.type: TCC
Title: Estimulação precoce: uma perspectiva psicopedagógica através da brincadeira
metadata.dc.creator: Bezerra, Cynthia Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Norma Maria de
metadata.dc.description.resumo: O estudo objetivou fazer uma revisão sistemática da literatura sobre a relevância da estimulação precoce através das brincadeiras para aquisição da aprendizagem, mais especificamente compreender como a psicopedagogia pode auxiliar neste processo e entender a relevância de haver uma maior estimulação do cérebro infantil até os três anos de idade. O estudo é de abordagem qualitativa, baseado em uma revisão de literatura. Foram analisados 8 artigos e 4 livros que tinham como objeto de estudo a temática estimulação precoce, publicados entre 2000 e 2017. Os resultados indicam que a estimulação precoce através de brincadeiras favorece a prevenção de possíveis dificuldades de aprendizagem e que a criança com necessidades especiais apresentam a redução dos riscos e efeitos negativos de uma história de fracassos escolares, melhorando a maturação cerebral através dos momentos lúdicos de descontração e de alegria dos quais participa com prazer, ao mesmo tempo em o cérebro lentamente é estimulado e modificado.
Abstract: El estudio objetivó hacer una revisión sistemática de la literatura sobre la relevancia de la estimulación precoz a través de los juegos para la adquisición del aprendizaje, específicamente comprender cómo la psicopedagogía auxilia en ese papel de estimulador; y entender la importancia de una mayor estimulación del cerebro infantil hasta los tres años de edad. Este es un estudio de enfoque cualitativo, basado en una revisión de la literatura. Se analizaron 8 artículos y 4 libros a través de levantamiento de datos sobre la temática estimulación precoz, publicados entre 2000 y 2017. Los resultados indicaron que la estimulación precoz a través de juegos puede favorecer la prevención de posibles dificultades, como se estima también que los niños con necesidades especiales especiales reducen los efectos negativos de una historia de riesgos, presentando una mejor maduración cerebral, a través de momentos lúdicos de relajación y de alegría en que se participa con placer, al mismo tiempo en el cerebro lentamente es estimulado y modificado.
Keywords: Estimulação precoce
Psicopedagogia
Lúdico - brincadeiras
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15522
Issue Date: 17-Nov-2017
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