Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15531| Tipo: | TCC |
| Título: | TUTAForm: questionário multimídia adaptado para respondente surdo |
| Autor(es): | Sales, Angelina Sthephanny da Silva |
| Primeiro Orientador: | Aguiar, Yuska Paola Costa |
| Resumo: | Com as diretrizes e leis de inclusão recursos de Tecnologia Assistiva vêm sendo desenvolvidos. Assim como para demais produtos interativos, estes devem passar por avaliações de usabilidade que considerem a perspectiva dos usuários reais. Nas abordagens tradicionais de observação da interação é comum o uso de questionários para identificação do perfil, satisfação e estado emocional dos participantes. Estes instrumentos podem ser inadequados quando seus respondentes são pessoas surdas não fluentes na língua portuguesa. Visando promover a autonomia de usuários surdos no processo de avaliação de recursos de TA, este trabalho descreve o planejamento e condução de oficinas de design participativo para adaptação de questionários. As oficinas foram realizadas com intérpretes de LIBRAS e pessoas surdas e o questionário resultante possui representações multimídia para questões/respostas. Uma versão beta da solução foi utilizada por pessoas surdas após um conjunto de sessões simuladas de observação da interação. Os resultados também são descritos. |
| Abstract: | With the guidelines and inclusion laws Assistive Technology features have been developed. As for other interactive products, these should pass through usability assessments that take into account the perspective of real users. In the traditional approaches of observation of the interaction it is common the use of questionnaires to identify the profile, satisfaction and emotional state of the participants. These instruments may be inadequate when their respondents are deaf people who are not fluent in the Portuguese language. Aiming to promote the autonomy of deaf users in the evaluation process of AT resources, this paper describes the planning and conduction of participatory design workshops to adapt questionnaires. The workshops were conducted with interpreters of LIBRAS and deaf people and the resulting questionnaire has multimedia representations for questions/answers. A beta version of the solution was used by deaf people after a set of simulated interaction observation sessions. The results are also described. |
| Palavras-chave: | Tecnologia assistiva Inclusão Design participativo Questionário multimídia Testes de Usabilidade |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Informática |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15531 |
| Data do documento: | 16-Jun-2017 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CI |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ASSS16062017.pdf | 3,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
